Muitos profissionais sabem o que deveriam passar a fazer de forma sistemática para se diferenciarem no mercado, proporcionarem melhores experiências aos clientes, concretizarem mais e melhores negócios, serem melhores líderes ou simplesmente serem mais felizes, mas… na verdade, isso nunca chega a tornar-se num hábito, nem num novo estilo de performance de forma consistente…Por vezes nem tentam ou têm recaídas. Voltam aos velhos hábitos e aos resultados do costume.
Esta metáfora mostra-lhe os 3 passos que lhe permitirão consolidar um novo hábito!
1 – LAVA OS DENTES???… E COMO O FAZ?
Em termos gerais coloca pasta dos dentes numa escova, bochecha com água, esfrega os dentes com vários movimentos até cobrir toda a dentadura e volta a bochechar.
Ou seja, faz algo muito CONCRETO!
Esse é o primeiro passo para criar um hábito: não se ficar pelas intenções e pelos pensamentos. Decidir o que há a fazer e fazê-lo de forma concreta, sem hesitações, sem desculpas!
2 – QUANTAS VEZES LAVA OS DENTES?… Uma vez ao ano?
Certamente que não! Lavará os dentes no mínimo duas vezes ao dia, todos os dias, faça sol ou faça chuva, seja mais cedo ou mais tarde que o costume, em qualquer local em que se encontre.
Ou seja, faz algo concreto, REGULARMENTE!
Esta é a segunda condição. Não basta fazer o que tem que ser feito uma, duas ou três vezes. É preciso ser implacável na regularidade com que o faz, sem desculpas! Organize-se. Inclua-o na sua agenda. Tenha os recursos (mentais ou físicos) de que precisa sempre “à mão”. A primeira vez em que der prioridade a outra ação, provar-lhe-á que ainda aquela que quer tornar um hábito ainda “não lhe entrou na veia”.
3 – LAVA OS DENTES PARA QUÊ?… Por uma questão de saúde?
Se respondeu sim…Parabéns! É porque tem, pessoalmente, um BEM MAIOR PARA O FAZER! De facto, não há nada mais importante para o ser humano do que ter saúde física e social.
Enquanto não assumir, como verdadeiramente seu, um bem maior, um propósito maior que o novo hábito lhe permitirá atingir, terá recaídas frequentes…Muita gente fraqueja porque não definiu um bem maior para o que sabe que devia fazer, porque não tem consciência desse bem maior ou porque ele foi determinado por outrem e não pelo próprio. Quem é líder, mais do que mandar os outros fazerem coisas, ou simplesmente dar-lhes formação e recursos para o fazerem, deve conseguir que reconheçam os benefícios para si próprios de o fazerem, assumindo como seu um bem maior que o justifica.
QUAL É O KPI PARA SABER SE O HÁBITO ESTÁ ENRAÍZADO?
O KPI para tal é sentir-se verdadeiramente incompleto e totalmente desconfortável por não o ter feito, não apenas culpado! Quando der por si a fazer tudo, e mais alguma coisa, para fazer o que tem que ser feito, saberá que já está enraizado nas suas veias!
De facto, todos sabemos que não lavar os dentes uma vez, num dia, não comprometerá verdadeiramente a nossa saúde. Porém, um pai ou uma mãe que aceite que o seu filho cheio de sono não lave os dentes uma noite estará, inevitavelmente, a mostrar-lhe que o bem maior afinal não é assim tão maior e que pode não ser tido em consideração nos momentos difíceis! O mesmo acontecerá com o líder perante a sua equipa. O mesmo acontecerá com cada um de nós, perante nós próprios!
Faça ALGO CONCRETO, com REGULARIDADE, por um BEM MAIOR e conseguirá criar um novo hábito que se tornará num novo estilo de vida. Alcançará novos patamares de performance!

