Segundo dados da ACAP, a Stellantis liderou as vendas automóveis em Portugal no mês de maio em todas as frentes do mercado, com as suas marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel e Peugeot.
Num mercado que revelou alguma estagnação, a Stellantis encerrou o mês de maio com um total de 5.246 veículos comercializados em Portugal (11 automóveis a mais vendidos por dia do que no mês anterior), conquistando uma quota de mercado líder de 23,2%.
Particularizando, no último mês o Grupo vendeu 4.131 Veículos de Passageiros, gerando uma quota de 20,8% (+0,7 p.p vs abril) e 1.115 Veículos Comerciais, para uma expressiva quota de 40,7%, assegurando assim a liderança também nestas duas vertentes de mercado.
Liderança acumulada nos primeiros cinco meses do ano
No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, as marcas da Stellantis somam 29.825 Veículos de Passageiros e Comerciais Ligeiros, que se traduzem numa quota de mercado de 27,2%, números que colocam a Stellantis à cabeça do mercado total português (VP+VCL).
Até ao momento, a Stellantis comercializou 23.658 Veículos de Passageiros, para uma quota líder de 24,6%. Na vertente VCL registou 6.167 matrículas e mantém uma liderança inigualável com uma quota de 40,7%, com a oferta das suas marcas a afirmar-se como a grande referência neste mercado.
Outro êxito a reter, a Peugeot foi a marca Nº 1 nas vendas nos mercados de Passageiros, de Comerciais e no conjunto dos dois, quer no mês de maio, quer no acumulado do ano. Em maio registou 2.250 automóveis vendidos e uma quota de 10,0%, elevando os seus números no acumulado do ano para 12.137 unidades e uma fatia de 11,1% do mercado.
No Top-12 das marcas mais vendidas no País até ao momento, a Stellantis posiciona, após a Peugeot, mais três marcas: a Citroën no 5º lugar, a Opel em 9º e a Fiat em 11º.
A Stellantis está a acelerar o seu esforço para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível a todos, com uma oferta cada vez mais avançada e abrangente para responder às exigências de mobilidade dos clientes. Desde o início do ano e até à data, a Stellantis e as suas marcas representaram 17,4% das vendas de automóveis BEV (100% elétricos a bateria) em Portugal.
No mercado dos Quadriciclos, notabiliza-se o Citroën AMI. Este ano contabiliza 200 unidades e uma quota de mercado de 33,7%
A Stellantis avança na execução do plano Dare Forward 2030, que tem como um dos seus objetivos tornar-se líder indiscutível da eletrificação em Portugal e no mundo, alcançando 100% das vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) na Europa e 50% das vendas de BEV de automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos EUA até 2030.
Fonte: ACAP