A mudança que o mundo tem vivido nos dois últimos anos trouxe grandes transformações tecnológicas à grande maioria do tecido empresarial. Consciente dessa realidade, a DO it! quis conhecer a visão da Bettertech, uma software house portuguesa com largos anos de experiência, especializada em serviços na área das Tecnologias de Informação, fornecendo soluções empresariais de Software de Gestão.
DO it!: O que é que a pandemia trouxe de novo?
Vários aspetos muito interessantes:
Por um lado, o momento de paragem levou as empresas a olharem para dentro, pondo em causa o sistema de gestão em uso e processos, e querendo ir mais além, o que trouxe novas necessidades. Isso permitiu levar novas funcionalidades aos clientes.
Por outro, e do nosso lado, as reuniões remotas permitem muito maior produtividade na interação com os clientes, levando a uma evolução mais rápida dos processos comerciais e de desenvolvimento, e a uma maior agilidade.
Para mais, constatamos que os recursos valiosos são cada vez mais escassos, principalmente recursos humanos qualificados, e de tempo. Isso obriga as empresas a gerirem cada vez melhor. A evolução é um imperativo, para as organizações se manterem competitivas.
DO it!: Que tipo de necessidades se tornaram mais pertinentes?
Diria que sentimos que houve uma evolução, que houve uma grande ou gigantesca evolução, no que respeita a diversas necessidades que se tornaram prementes, na sua maioria transversais a diversos sectores:
- conhecer de imediato o comportamento do mercado, em tempo real.
- garantir maior produtividade, em todas as dimensões da organização, através do controlo e gestão dos KPI.
- conseguir a desmaterialização da componente documental das entregas.
- otimização dos processos de compras, como forma de aumentar a rentabilidade.
DO it!: O que aconteceu de relevante este ano na Bettertech?
Este ano foi muito interessante e desafiante. Reforçámos o portfolio com novos clientes, que nos deram preferência pela capacidade de associarmos soluções já longamente testadas noutros clientes de referência, muito complexos e exigentes, com a customização exigida por cada nova realidade.
Nos clientes já existentes, foi um ano de crescimento importante para muitos deles no uso das soluções Bettertech.
DO it!: Que exemplos nos pode dar ?
No mercado de FMCG (Fast-Moving Consumer Goods) de média e grande dimensão, houve um claro reforço da capacidade e do âmbito de centralização das vendas indiretas feitas através de Distribuidores. Para importantes marcas internacionais, a Bettertech assegura hoje um conhecimento da ordem dos 70 a 80% da informação dos Estabelecimentos em que esses produtos são comercializados.
Nos produtores e distribuidores de diversos setores de atividade, houve um reforço da capacidade de controlo de gestão, de gestão das equipas e da logística de entrega. O nosso Business Eye 360, tem constituído uma importante resposta para proporcionar informação relevante aos diferentes responsáveis das Empresas, independente do sistema ou sistemas de informação que usam no suporte às suas operações.
DO it!: Quais são as vantagens mais claras das soluções tecnológicas que disponibilizam neste momento?
As vantagens podem ser sintetizadas em 3 palavras: controlo, agilidade e poupanças.
Alguns exemplos práticos:
- Centralização de informação de vendas realizadas nos diversos canais, em tempo real: penetração e rentabilidade por geografia, por segmento de mercado e de produto, etc.
- Desmaterialização de processos, eliminando o papel, reduzindo drasticamente erros e custos, e aumentando a fidelização dos clientes.
- Acompanhamento detalhado do desempenho das equipas comerciais, permitindo uma liderança eficaz e personalizada, com o consequente aumento da produtividade e rentabilidade, associado a uma maior capacidade de retenção e atração de recursos humanos valiosos.
- Otimização da gestão de compras em realidades complexas, garantindo uma poupança substancial, e o controlo global do processo de
A Bettertech
A Bettertech desenvolve projetos e soluções tecnológicas que suportam a estratégia das organizações, melhorando a sua produtividade e promovendo a sua competitividade, junto de múltiplas organizações nacionais e internacionais, em várias geografias.
Com clientes que usam integralmente soluções Bettertech no suporte às suas operações ou em muitos outros casos, a Bettertech alargou as Funcionalidades dos ERP’s base que as Organizações usam, para áreas como a Mobilidade para equipas de Vendas, o Field Marketing ou [de equipas técnicas] Técnicas, soluções de Business Intelligence, Plataformas de Gestão de Compras, entre outras.
As soluções Bettertech servem centenas de organizações nacionais, como são os casos da Frijobel, Central de Cervejas, Sogenave, Ceralis, Viborel, Sumol Compal, Sogrape, Grossã, Heritage Wines, … e multinacionais como a CCEP (Coca Cola), Heinken, Unilever FS, Bacardi, ITMP (Os Mosqueteiros), entre muitas outras.
Com uma atuação ainda concentrada em Portugal, a Bettertech tem projetos noutras geografias, como Espanha, Brasil, Argentina, México, Paraguai, Uruguai, Costa Rica, Colômbia, Guiana Francesa, Aruba, Guadalupe, Martinica, Angola e Moçambique, entre outras.