Por: Tiago Cruz
Licenciado em Economia, Tiago Cruz iniciou a sua carreira profissional aos 19 anos na Compal (Logística). Estudava e ainda era jogador de futebol no Alverca.
Até aos 25 anos colaborou com empresas de Organização de Eventos e com uma Agência de Publicidade (Account).
Tiago considera que estas experiências profissionais, proporcionaram-lhe riquíssimas aprendizagens de liderança, organização, gestão e relações públicas.
Aos 25 anos ingressou na SCC como Trainee no Departamento de Compras. Nesta função, enriqueceu o seu currículo através de negociações de Contratos Internacionais, Gestão de Compras, etc.
Durante dois anos teve oportunidade para passar por outras funções, até que um dia, após ter tido uma experiência negocial bem sucedida, foi convidado para integrar a Equipa de Vendas HORECA da Central de Cervejas, assumindo a função que atualmente exerce.
Sente-se muito feliz com esta oportunidade, pois como nos referiu: “Esta função tem tudo a ver comigo! Gosto de pensar no que já existe e como fazê-lo melhor”.
Tiago Cruz, gosta de fazer acontecer, mas também gosta de liderar. A sua equipa de Sales Representatives, está consciente da missão que é transversal a todas as funções na Central de Cervejas: foco no cliente.
Na Central de Cervejas, inovação é palavra de ordem!
Tiago aprecia esta forma de estar!
“Todos os dias temos algo de novo para analisar, pensar e agir!
Temos dois tipos de clientes. Os que apreciam e aderem de imediato às constantes inovações que apresentamos ao mercado e os resistentes, aos quais ensinamos a perceber como podem ganhar dinheiro com a nossa forma de ser e estar”.
Tiago Cruz reconhece que a concorrência é forte e de qualidade. “Os nossos argumentos são bastante eficazes: Proximidade, inovação, rapidez na tomada de decisões e rentabilidade.”
Para angariar novos clientes, confidenciou-nos a sua estratégia:
“Escutar atentamente de forma a captar aquilo que é realmente importante para o cliente, de forma a preparar e apresentar a melhor proposta de valor.”
Planear é para Tiago Cruz uma tarefa muito importante. Todos os dias visita seis clientes regulares e efetua duas vistas de prospeção.
Para o apoiar na gestão eficaz da sua carteira de clientes, conta com o apoio da plataforma My Team.
Confidenciou-nos que um dos aspetos que mais valoriza na sua empresa e que contribui muito para o sucesso da mesma, é o facto de existir, para além da inovação permanente, uma eficiente interdependência entre equipas, nomeadamente, entre o marketing, o trade-marketing e a logística.
“Conhecemos bem o terreno, o que facilita imenso a gestão da relação com o mercado e a gestão eficaz dos recursos da empresa em prol do sucesso comercial”.
A sua forma de estar próximo da sua equipa e a cultura de proximidade da empresa, são fatores muito elogiados por Tiago Cruz.
“Estabeleço muito o diálogo com a minha equipa! Procuro avidamente conhecer o máximo possível sobre o mercado. Na Central de Cervejas estimula-se muito a partilha de informação sobre o mercado, sobre as melhores práticas e sobre as oportunidades de melhoria”.
O Marketing Digital e a dinâmica da Redes Sociais estão bem presentes no seu dia a dia. Partilhou com a DO it! alguns exemplos onde obteve sucesso ao promover parcerias com eventos de clientes via Instagram.
Para Tiago Cruz estar informado é fundamental, por isso não inicia o dia de trabalho sem dar uma olhada nas plataformas de comunicação para perceber o que está a acontecer.
São quatro as dimensões mais importantes para gerir na sua vida pessoal e profissional:
– Comunicação;
– Conhecimento de Mercado;
– Desenvolvimento Pessoal;
– Lazer (estar com os amigos, viajar, ler, cinema, paddle e futebol).
Tiago Cruz referiu-nos sentir-se muito bem no mercado HORECA, pois considera este canal muito interessante para quem, como ele, aprecia análise de mercado, inovação e comunicação. Segundo ele, para ter sucesso na atividade de vendas, é fundamental ser possuidor de um elevado capital de confiança e de muita resiliência.
“Vender é conhecer muito bem aquilo que temos para oferecer ao mercado e ser capaz de demonstrar o que isso tem de valor para o cliente”.
Como mensagem para os profissionais de vendas, Tiago Cruz, aconselha:
“Façam em cada dia, algo diferente, inovador e com valor para vós, para a vossa empresa e para os vossos clientes. Resistam à rotina. Invistam na co-criação com os clientes”.
As suas frases preferidas, são muitas vezes partilhadas com a sua equipa:
“Juntos somos mais fortes”;
“Tenta crescer com tudo e aprender com todos”.