A vida não é linear e nem sempre nos trás aquilo que esperamos. Situações aparentemente ameaçadoras podem determinar as maiores oportunidades pessoais e profissionais. Conheça o percurso, aprendizagens, sonhos e dicas de alguém que já passou pela Formação, Seguros, Telecomunicações, Agências de Viagens, e que hoje é Broker do Grupo RE/MAX EASY.
DO it!: CONTE-NOS O SEU PERCURSO PROFISSIONAL…
LG: Em 1992, no dia em que terminei o Curso fui trabalhar para Angola, onde durante 2 anos fui Formador e Responsável do Curso de Contabilidade e Finanças do I.N.P.
Este início de carreira deu-me 3 coisas: independência financeira, 2.000 horas de formação (base para aprender a falar em público, um dos pilares da minha atividade profissional) e auto controlo (quando me apontaram uma arma à cabeça e perguntaram se eu era Sul Africano cresci de forma instantânea).
Em 1994 voltei para Portugal onde entrei para a área comercial da AXA (agora AGEAS).
Durante 7 anos fui Adjunto do Diretor Comercial da principal Rede de Consultores da AXA, e aprendi 2 coisas: as bases da atividade comercial e a importância de saber planear projetos.
Em 2001 aceitei o desafio de integrar os quadros da TV Cabo (atualmente NOS) como responsável da Rede de Lojas Próprias, ajudando a transformá-las de Centros de Reclamação em Unidades de Venda. Em 2005, pela primeira vez na história da empresa, a Rede de Lojas ultrapassou em vendas a Rede de Agentes Porta-a-Porta (VPP).
DO it!: TEVE ALGUM MENTOR COMERCIAL?
LG: Na TV Cabo conheci o meu mestre na área comercial, o Engº Graça Bau. Fui levado ao limite, cresci profissionalmente e aprendi que se formos “esticados” conseguimos chegar onde inicialmente não julgávamos possível.
Passados 5 anos fui convidado para gerir a rede de lojas de marca própria da Geotur (atualmente Geostar). Aqui consolidei a minha capacidade de gestão financeira de uma rede de lojas. Quem está na área comercial, se não tiver noções sobre como gerir um negócio, não consegue crescer para outros patamares. A ideia de que um comercial pode ser desorganizado e não gostar de números não faz sentido hoje em dia. E esse será, cada vez mais, o estereotipo do antigamente, também conhecido como: Vendedor com MBA (Meia Branca de Algodão)!
DO it!: COMO PASSOU A BROKER DO GRUPO RE/MAX EASY ?
LG: Ao fim de 4 anos, em plena crise, fui convidado a sair da Geotur. Não porque os resultados não fossem positivos (tínhamos crescimentos orgânicos de 360% ao ano, quando o mercado estava abaixo dos 10%), mas fruto da fusão entre a RAR e a Sonae, tendo sido criada a GEOSTAR.
Nessa altura apareceu um amigo na minha vida – Rodrigo Rodrigues – o qual foi responsável por hoje eu ser Broker no Grupo RE/MAX EASY. Ele desafiou-me a abrir este negócio e, em 2010, em conjunto com a mãe das minhas filhas, demos início ao que hoje é um dos Grupos de topo dentro do mundo do imobiliário e da RE/MAX.
Neste projeto de empresariado tenho consolidado tudo o que aprendi ao longo da vida. Parece que todas as experiências que tive visavam preparar-me para o mundo do imobiliário, sendo que dia 1 de Março de 2020 iremos fazer 10 anos!
DO it!: COMO FOI PARAR ÀS VENDAS?
LG: Eu não fui parar às vendas. Fui “empurrado” para as vendas pelo Diretor Geral da AXA, Bernard Denieul. Na entrevista contei-lhe, com a maior das naturalidades que era filho de um comercial na área do tratamento de água de piscinas, e que achava uma seca ficar no carro à espera do meu pai enquanto ele visitava os clientes. Perante isto, felizmente ele viu em mim o que eu não descortinava: uma apetência natural para a área comercial e gestão de equipas.
DO it!: O QUE MAIS PRAZER LHE DÁ NA ATIVIDADE DE BROKER DO GRUPO RE/MAX EASY?
LG: Destaco 2 coisas:
1) Desde sempre que gostei de montar puzzles e, o projeto que começou com uma loja no Seixal (em 2010 todos fugiam do Seixal…) hoje tem uma dimensão que em pouco tempo poderá ter um âmbito mais nacional. Esta dinâmica é o que me faz continuar apaixonado por aquilo que faço. Assim se explicam as 6 lojas e um escritório de serviços partilhados para o nosso Grupo de Agências, em pouco mais de 7 anos! Se continuasse apenas com uma loja no Seixal, provavelmente seria um simples investidor e não gestor a tempo inteiro.
2) O contacto direto com as pessoas que compõem este setor, quer Clientes finais, outras Agências, e os nossos principais Clientes que são a nossa Equipa de Consultores Imobiliários. Tratando-se de um setor especial pela forma como opera no mercado, as relações e as situações profissionais são vividas de forma mais intensa, colocando a nu tudo o que de menos bom e fantástico temos dentro de nós.
DO it!: O QUE É PARA SI UM BOM VENDEDOR?
LG: Se desse uma resposta mais cerebral diria que é alguém que sabe interpretar o mercado, as suas principais variáveis e a sua “volatilidade”. Alguém que conhece a proposta de valor da concorrência, que passa confiança aos clientes que confiam em si e que defende os valores da marca e da empresa.
Se responder com o coração, é alguém que coloca as necessidades dos seus clientes à frente das suas.
DO it!: O QUE É UM BOM LÍDER DE VENDAS?
LG: É alguém que inspira a sua equipa, que marca o ritmo e a direção, o porto seguro, aquele que sabe apontar o caminho, que sabe escutar, corrigir e corrigir-se, que conhece as tendências do mercado e as sabe interpretar para a sua empresa.
Dito de outra forma, é alguém genuíno e autêntico, que por vezes vai errar, mas cujo exemplo tem que falar tão alto que não é necessário ouvir a sua voz.
DO it!: QUE VALORES SÃO FUNDAMENTAIS NA VIDA E NOS NEGÓCIOS?
LG: Integridade, Honestidade e Bom Senso são essenciais no dia a dia. Considero mesmo que o senso comum é o bem mais escasso à face da terra.
Acima de todos estes coloco a “Confiabilidade”. Ela é o elemento de ligação entre todos os valores.
Basta pensar nas pessoas com quem nos cruzamos no dia a dia. Podem ser profissionais credenciados para as suas funções mas, se não forem confiáveis, não os queremos na nossa esfera de contactos.
Não nos sentimos enganados com as notícias que nos mostram a promiscuidade entre a política e os negócios? Então, estes são valores basilares numa Sociedade.
DO it!: QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS TELECOMUNICAÇÕES E O IMOBILIÁRIO?
LG: Aparentemente é tudo diferente mas, no fundo, acaba por ser tudo igual pois trata-se de interagir com pessoas. O resto são “efeitos especiais”.
DO it!: QUAIS OS DESAFIOS DE CURTO E MÉDIO PRAZO PARA UM EMPRESÁRIO DO IMOBILIÁRIO?
LG: A base é saber interpretar as tendências de mercado e incorporá-las, passo a passo, no projeto. Quem se limitar a ganhar dinheiro sem reinvestir, corre o sério risco de perder relevância, dentro de algum tempo.
Para os projetos de maior dimensão considero essencial criar métodos, políticas e procedimentos, por forma a passarem de negócios a empresas, pois não se podem gerir da mesma forma.
Este é o momento de fortalecer os pilares, os quais têm de ser ajustáveis, pois o mercado é muito dinâmico.
DO it!: O QUE VAI ACONTECER NOS PRÓXIMOS 2 ANOS NO MERCADO IMOBILIÁRIO?
LG: Os sinais já estão aí com os alertas do Banco de Portugal. O crédito vai abrandar, apesar de se prever que essa correção não seja em nada idêntica à do início da década.
O preço por m2 é sempre regulado pela Banca. Sempre! O resto do mercado vai ajustar-se tendo esse preço como referência, pelo que o preço/m2 irá abrandar ou, em algumas zonas, começar a descer.
Por outro lado, vamos assistir ao movimento inverso de pequenas imobiliárias que, nos últimos anos, surgiram um pouco por todo o lado. A questão é simples: ou temos uma proposta de valor com relevância para os nossos clientes ou, nos ciclos regressivos, quem quiser vender a sua casa vai preferir refugiar-se nas marcas imobiliárias de referência.
DO it!: COMO SERIA O MELHOR VENDEDOR DO MUNDO, NO IMOBILIÁRIO?
LG: A única coisa que acrescento em relação ao que define um bom vendedor, e um bom líder de vendas é a prática dos valores que considero fundamentais na vida e nos negócios.
Dentro de algum tempo a maior parte das coisas que fazemos poderão ser executadas por um algoritmo (nos próximos 10 anos cerca de 1 milhão de pessoas irão perder o seu emprego em Portugal). Dificilmente uma máquina poderá gerar confiança e aplicar o bom senso com mestria. Os valores terão sempre de prevalecer sobre o resto, e isso torna-nos únicos!
DO it!: QUAIS AS SUAS AMBIÇÕES FUTURAS?
LG: Profissionalmente quero continuar a fazer crescer o “meu filho”, o Grupo RE/MAX EASY, de forma a que seja uma referência no setor, mas pretendo ir diversificando minha carteira de investimentos.
Estou a arrancar com um novo projeto na área do Alojamento Local e, depois de o consolidar, vou olhar em volta para detetar mais oportunidades. Gostava de me associar a projetos de Inteligência Artificial, pois na próxima década ela vai entrar nas nossas vidas de forma arrebatadora.
Pessoalmente, quero ajudar os nossos filhos a descobrirem os seus caminhos e, com este mundo em constante mutação, esse é um desafio enorme!
Por último, e não menos importante, quero viver a vida em pleno, sem arrependimentos, feliz e rodeado por aqueles que amo.
No fundo, quero cumprir o meu DreamBoard!
DO it!: É NO SEU DREAMBOARD QUE SE INSPIRA?
LG: Sim, sem dúvida, nele coloco toda a minha essência, tudo aquilo que tem significado para mim. Nele tenho o que quero fazer, o que quero ter e quem quero ser diariamente. Para facilitar a sua visualização está colocado no meu roupeiro, onde vou diariamente!
Qualquer sonho que ali surja corre o risco de ser realizado, desde a coisa mais simples como assistir ao pôr-do-sol no meu secret spot, até ao quase impossível: viajar na órbitra terrestre ou subir ao topo do Everest, regressando com vida!