A Lenovo apresentou novos painéis solares nas suas instalações de fabrico em Budapeste, na Hungria, que potenciam a inovação da Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing – HPC). O mais recente Centro de Inovação Global da Lenovo, inaugurado em outubro de 2023 e que opera no local nas instalações, permite agora que os clientes testem cargas de trabalho HPC com 100% de energia solar.
As instalações de fabrico da Lenovo em Budapeste foram construídas desde o início tendo como prioridade a sustentabilidade. Os novos painéis solares elevam a capacidade total de energia solar no local para 3 megawatts (MW), o suficiente para alimentar um carro elétrico para percorrer 10.800 milhas (cerca de 17.380 km). Esta instalação, com um total até à data de 5.072 painéis solares em dois edifícios, tem a ambição de reduzir as emissões de Scope 2 da Lenovo, através da expansão do uso de energia solar em escala mundial – com 17 MW de energia elétrica solar atualmente operacional – e da investigação da Lenovo por mais oportunidades para instalações solares no Brasil, México e China.
“Com o foco na sustentabilidade a ser uma parte proeminente do processo de tomada de decisão por parte de executivos, observamos que os clientes estão a fazer mudanças significativas no seu comportamento de compra para serem mais sustentáveis. Na Lenovo, desde a nossa cadeia de fornecimento até aos nossos serviços, oferecemos aos clientes um apoio significativo quando se trata de ajudar a atingir os seus objetivos de sustentabilidade. Os nossos clientes europeus podem agora testar provas de conceito de HPC no nosso centro de inovação, que funciona com energia 100% renovável. Conseguem, assim, ter os seus sistemas fabricados numa fábrica mais sustentável e distribuídos dentro da região utilizando modos de transporte mais sustentáveis e serviços de embalagem em massa, ajudando coletivamente a minimizar os quilómetros de carga e as emissões,” comentou a propósito Stefan Brechling Larsen, Líder Global de Serviços de Sustentabilidade da Lenovo.
“Os nossos clientes também têm a possibilidade de comprar créditos de compensação de carbono para ajudar a contrabalançar as emissões estimadas de CO2 associadas ao ciclo de vida médio das suas compras de tecnologia. Ao comprarem créditos para apoiar o Projeto de Ação Climática verificado, e com o Lenovo Premier Support Plus e os nossos Serviços de Recuperação de Bens e Valores, conseguem prolongar não só a vida útil dos dispositivos, como também gerir de forma mais responsável a tecnologia desatualizada.”