Vendo que estava prestes a entrar na década dos 40, Filipe Arruda tomou a decisão de não querer adiar aquilo que ambicionava: ligar a sua vida profissional ao sector automóvel.
Afortunadamente, a Carclasse, seis anos atrás, proporcionou-lhe a realização desse seu desejo.
Desde pequeno que Filipe Arruda é apaixonado por automóveis! Uma paixão que o levou a estudar Engenharia Mecânica. Tendo iniciado a carreira como projetista de sistemas AVAC, teve em seguida uma passagem pelo sector das energias renováveis, onde deu apoio técnico à equipa comercial e, mais tarde, organizou e dinamizou uma rede de instaladores a nível nacional. Foi aí que Filipe Arruda percebeu que a área comercial tinha muito mais a ver com ele do que áreas técnicas. Entretanto o sector das energias renováveis enfrentou diversos problemas e Filipe Arruda viu-se no desemprego. Essa situação durou pouco, tendo continuado a carreira na área dos transportes e sendo hoje uma pessoa muito grata pelo que aprendeu em todas as experiências profissionais que viveu.
Natural de Lisboa, casado e com dois filhos de 15 e 8 anos de idade, Filipe Arruda, é hoje um profissional feliz e realizado como Chefe de Vendas da Carclasse/Expofor.
Há dois anos atrás, a Carclasse ligou-se à Ford, com a aquisição da Expofor, altura em que Filipe Arruda liderava as vendas de viaturas comerciais da Carclasse. Através do processo de candidaturas internas, foi escolhido para assumir a posição de Chefe de Vendas da Carclasse/Expofor que exerce.
A DO it! quis saber como é um dia típico de Filipe Arruda.
Filipe Arruda – Começo o meu dia animado por ter o prazer de fazer aquilo que gosto. Essa motivação é para mim muito importante pois permite-me enfrentar os desafios do dia a dia com atitude positiva.
Ao chegar à empresa cumprimento toda a gente antes de entrar no meu espaço de trabalho. Adquiri este hábito na multinacional das energias renováveis. Sabe-me bem…
Depois vou à garagem verificar o ponto da situação em relação às viaturas que estão a ser preparadas para entrega.
Tenho três reuniões semanais.
Todas as segundas reúno com a Direção Comercial. Na sequência dessa reunião preparo os KPI´s que vou apresentar à minha equipa nas reuniões que temos.
Grande parte do dia acompanho os vendedores.
Dificilmente me encontram no gabinete…
Sou um facilitador. Quero estar e estou junto da minha equipa. Senti-los e motivá-los implica estar próximo deles e dos clientes.
Porque somos inundados por emails dedico, obviamente, algum tempo a ler e a responder aos mesmos. Muitas vezes aproveito o tempo em que já não está ninguém na empresa para fazer essa tarefa, pois para mim as prioridades são a minha equipa e os meus clientes.
DOit! – Que desafios enfrenta no seu dia a dia?
Filipe Arruda – O principal desafio é motivar a equipa. Diferenciar pela qualidade da relação é o caminho para fazer acontecer.
O mercado automóvel está mergulhado em muita ambiguidade e muitas incertezas. Fala-se do fim do Diesel. Será? Fala-se que o futuro são as viaturas elétricos, mas depois surgem os problemas dos carregamentos, etc., etc. Lidar com todas as incertezas que pairam no ar é, claramente, o maior desafio de todos nós, tanto profissionais do setor, como dos próprios clientes.
Acresce a tudo isto o facto de surgirem novos players a desafiar um mercado tradicionalmente conservador.
DOit! – Que qualidade mais aprecia num vendedor?
Filipe Arruda – Aprecio, claramente, a persistência. Ir ter com. Não desistir. Ser audaz. Ter determinação. O resto molda-se…
DOit! – Como se mantem up to date?
Filipe Arruda – Leio muito. Informação é poder. Procuro-a afincadamente.
DOit! – O que lhe diz a marca Ford?
Filipe Arruda – A Ford é uma marca com muita história. Vale a pena conhecê-la. É uma marca fenomenal. Quem experimenta fica surpreendido…
DOit! – O que gostava que os seus filhos nunca esquecessem?
Filipe Arruda – Civismo. Serem bons cidadãos. Serem boas pessoas…
DOit! – O que quer fazer um dia?
Filipe Arruda – Vou viver para os Açores. São as minhas raízes. Vai acontecer… Agora é terminar a minha casa nova…
DOit! – O que o marcou em particular?
Filipe Arruda – Um livro que o líder das renováveis me ofereceu. Esse livro marcou-me muito e, apesar de ter sido editado no final dos anos 90, está totalmente atual. As marcas que investem na qualidade dos produtos/serviços, transformando-se em contínuo, acompanhando as tendências, conseguem ir para além de terem clientes, conseguem ter fans…
DOit! – Como se define?
Filipe Arruda – Autêntico. Sou o que sou…sem truques.
DOit! – Que conselho quer dar a quem deseja ter sucesso?
Filipe Arruda – Coragem e persistência. Não se acomodar…