A 4ª edição do CLICKSUMMIT – Conferência de Marketing e Vendas online decorreu nos dias 12 e 13 de maio de 2017 e contou com 32 oradores nacionais e internacionais e cerca de 750 participantes.
O evento proporcionou interessantes momentos de partilha entre os oradores e todos os profissionais presentes, dos quais passamos a destacar alguns dos temas.
Sendo dado como certo que o e-commerce está a crescer e o online a captar cada vez mais adeptos, Vera Maia, E-commerce Consultant, relembra que as empresas devem ter a consciência de que a mudança real está no comportamento do consumidor.
Assim, a fidelização dos clientes só resultará se forem oferecidos serviços com valor ao consumidor. As empresas e marcas devem focar-se em quem está do outro lado do digital, não podendo ficar fechadas no seu próprio mundo.
Luciano Larrosa, autor e especialista em anúncios no Facebook, acrescenta que o marketing automation não pode abandonar a componente humana. Quem investir eficazmente na humanização será quem vai sobressair na automatização, pois o modo como interagimos, mesmo através do mundo digital, deve ser adequado para superar as expectativas do público.
O mundo digital trouxe novos influenciadores, que através das redes sociais criaram uma forte proximidade com os seus seguidores. As marcas confrontam-se agora com uma nova realidade e novas possibilidades para a definição das suas campanhas com recurso aos novos influenciadores. Inês Rochinha, Contente & Community Manager na ThumbMedia e também youtuber há já cinco anos, debateu questões como a credibilidade, ética e profissionalismo nestas novas relações entre os influenciadores e as marcas.
Joana Carravilla, Country Manager da E.life Portugal, aponta o facto do digital ter trazido excesso de informação e as empresas considerarem os clientes como fidelizados, uma ideia que não se aplica nos tempos atuais, uma vez que o consumidor está disponível a mudar mesmo que tenha que pagar mais pelo mesmo produto ou serviço semelhante. Pedro Pombo, Managing Director da Accenture Digital, reforçou salientando que existem empresas focadas em investir em tecnologia e marketing digital sem se preocuparem com a experiência que querem passar ao cliente, sublinhando que a simplicidade assume um peso muito importante no mundo digital!
O papel do Marketing e das Vendas foi destacado por Rodrigo Bernardo, Chief Sales Officer da Sendys Group, considerando que a eficácia comercial depende da sintonia entre estas duas áreas na preparação das campanhas digitais e de novas oportunidades comerciais.
Foram levantadas questões sobre a proteção de dados e de propriedade intelectual, sabendo que num futuro próximo as empresas serão confrontadas com fortes mudanças, nomeadmente o novo Regulamento de Proteção de Dados que define o novo regime jurídico da proteção das pessoas singulares, entrará em vigor em maio do próximo ano e obrigará as empresas a adaptarem-se a este novo contexto.
Tana Storani, Linkedin expert, destaca a importância de estar presente no Linkedin garantindo que o sucesso da personal branding vai para além do perfil online. A reputação é o mais importante e resulta da intervenção da própria pessoa e por todos aqueles que interagem com a mesma, que comentam, que partilham… E para criar uma boa reputação é necessário definir o seu público-alvo e ter uma estratégia clara para a sua personal branding. Ousar ser influente é um factor determinante!
Muitos desafios se colocam no mundo do marketing e vendas online, mas constata-se que por mais tecnologia e ferramentas online que possam existir, só vão fazer a diferença, as empresas e marcas que humanizarem e estiverem focadas verdadeiramente no cliente. Quem não garantir a proximidade, a atenção no comportamento do consumidor e explorar as expectativas do mercado não vai conseguir garantir os resultados comerciais com sucesso.