A performance comercial é determinante para o sucesso e a competitividade das empresas e dos países. A negociação e as vendas são atividades transversais à sociedade, assumindo formas, dinâmicas e níveis de complexidade distintos em função dos setores de atividade, dos ramos de negócio, dos cargos dos interlocutores e dos canais de comercialização.
Em Portugal, mais de 40% dos ativos exercem funções comerciais e outros tantos são confrontados com situações de negociação e venda em vários momentos da sua vida pessoal e profissional.
A revista DO it! foca-se na dinâmica de concretização decorrente da negociação e da venda, com uma missão inédita no nosso país: a de promover a excelência das interações negociais e comerciais que fazem acontecer.
Assumindo um posicionamento «de profissionais para profissionais» e com um alcance abrangente em termos de público-alvo, é dinamizada por um grupo de especialistas com grande know-how técnico, com experiência profissional internacional e currículo na autoria de textos técnicos, reflexões, investigação, artigos de opinião e publicação de livros no âmbito em que a revista se insere.
As opções editoriais são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial, tendo sempre por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas.
A estratégia editorial assenta no princípio de que «a partilha é a alma do negócio» e pretende:
– incentivar o foco no mercado, a proatividade, o empreendedorismo, a ética, o otimismo negocial, a resiliência, a qualidade e a aprendizagem contínuas;
– antecipar o contacto com as tendências do mercado e os novos paradigmas negociais;
– proporcionar uma atualização permanente e consistente sobre a dinâmica do mercado e a evolução de profissionais e empresas;
– divulgar boas práticas e casos de sucesso;
– dar a conhecer soluções, ferramentas e tecnologias;
– proporcionar a líderes comerciais ferramentas práticas para a dinamização e o desenvolvimento das suas equipas;
– facilitar o networking;
– proporcionar o contacto das marcas e das empresas com os seus clientes;
– e dar a conhecer inúmeras curiosidades no seu âmbito.
Os conteúdos da DO it! são produzidos por uma equipa jornalística, havendo também a participação dos especialistas atrás referidos.
É assumido o compromisso de respeitar os princípios deontológicos e a ética profissional dos jornalistas, assim como a boa-fé dos leitores.
Finalmente, a matriz gráfica da revista: tem como objetivo chamar a atenção, despertar a curiosidade e o interesse, mobilizando para a leitura, para a reflexão e para a partilha; e também transmitir uma imagem moderna e prestigiante da negociação e das vendas, reforçando a autoestima e o estatuto dos seus profissionais.