Já foram escolhidas as 8 soluções que passam à fase final do Pfizer Vaccines Open Tech Awards: Aurora, Flying Vaccines, IndustryCare, Devo vacinar-me?, Laboratório Antivírus, ICUB3, Serious Games for Health e Vacinas.help vão competir, no próximo dia 26 de novembro, pelo prémio final. Chega, nesta altura, ao fim a primeira edição do Pfizer Vaccines Open Tech Awards, programa de inovação aberta da Pfizer desenhado para impulsionar soluções digitais que coloquem as vacinas e as doenças preveníveis pela vacinação no centro da reflexão. Pode assistir às apresentações finais e ao anúncio dos vencedores através do canal de Youtube da Pfizer Portugal.
https://www.youtube.com/channel/UC_PTqtNIHgKKZzN_O9Eb0RA
Aurora Vacinas (AuroraTechAI), Flying Vaccines (Connect Robotics), IndustryCare (Muvu Technologies), Devo vacinar-me? (Impulso Positivo), Laboratório Antivírus (Science4you), ICUB3 (Dhabibic), Serious Games for Health (Bright Digital) e Vacinas.help (Knokcare Portugal) são os oito candidatos apurados para a final do Pfizer Vaccines Open Tech Awards, em competição no próximo dia 26 de novembro.
Em setembro e outubro concorreram ao Pfizer Vaccines Open Tech Awards projetos desenvolvidos por empreendedores e startups com soluções digitais destinadas a aumentar o conhecimento sobre doenças preveníveis por vacinação ou a sensibilizar a população para a importância da vacinação ao longo da vida.
Distribuídos por três categorias que incluíram Prevenção (Como desenvolver o conhecimento do público em geral sobre doenças infecciosas preveníveis por vacinação e reforçar a importância das vacinas ao longo de toda a vida?), Avaliação de risco (Como avaliar ambientes ou situações que podem aumentar o risco de doenças infecciosas preveníveis por vacinação?) e Apoio aos profissionais de saúde (Como melhorar a journey dos profissionais de saúde, desde a recomendação até à administração das vacinas, ou da formação médica ao diagnóstico?), as candidaturas incluíram dezenas de projetos, provenientes de norte a sul do País.
Foram, posteriormente, selecionadas as oito melhores soluções para a fase seguinte. Uma fase em que os candidatos puderam recorrer ao apoio dos mentores do projeto Professor Doutor Filipe Froes (Pneumologista), Professor Doutor Luís Varandas (Pediatra) e Dra. Isabel Saraiva (Presidente da Associação Respira e MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação), e da equipa da agência de inovação Fabernovel, para o seu aperfeiçoamento.
Os oito candidatos aguardam agora a última apresentação e o anúncio dos vencedores, ambos no dia 26. Para além da experiência e reconhecimento que conquistarão junto do público e dos profissionais de saúde, os vencedores do Pfizer Vaccines Open Tech Awards serão apoiados pela Pfizer no desenvolvimento do seu projeto. Independentemente do desafio ao qual responderam e independentemente da categoria em que foi submetido, o projeto mais pontuado receberá um grande prémio no valor de 15.000,00 Euros. Não acumulável com este prémio, o vencedor de cada categoria receberá um montante de 5.000,00 Euros pelo seu projeto.
Projetos finalistas/candidatos
- Aurora (AuroraTechAI)
A Aurora é uma especialista digital sob forma de chatbot que ajuda os pais com as suas maiores dúvidas e dificuldades com os seus filhos. Está sempre online no messenger do Facebook para esclarecer os pais e, agora propõe-se a explicar tudo sobre vacinas, sobre o Programa Nacional de Vacinação (PNV) e sobre as vacinas que não estando incluídas no PNV, possam ser recomendadas pelo seu médico assitente.
- Flying Vaccines (Connect Robotics)
Esta solução pretende apoiar os profissionais de saúde e otimizar a cadeia de frio do medicamento, apoiando as farmácias no last-mile-delivery da entrega de vacinas, o que é crítico para populações vulneráveis em áreas remotas onde a infraestrutura da cadeia de frio é inexistente ou não confiável. Durante a pandemia de COVID-19, tornou-se ainda mais relevante proteger doentes e profissionais de saúde, garantindo protocolos de distanciamento social.
- IndustryCare (Muvu Technologies)
O IndustryCare é uma plataforma web que permite implementar, gerir e monitorizar planos de contingência em empresas.
Para além de uma ferramenta que promove a implementação de medidas no âmbito da Saúde e
Segurança no Trabalho, o IndustryCare foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar para responder aos desafios nas empresas causados pela pandemia de SARS-COV-2, podendo agora adaptar-se à avaliação de outras doenças preveníveis por vacinação.
- Devo vacinar-me? (Impulso Positivo)
A plataforma Devo vacinar-me? é um hub de informação dirigido à população sénior, independente, credível e relevante sobre as vacinas que pretende esclarecer dúvidas sobre vacinação, num tempo em que há informação dispersa e acima de tudo, desinformação.
- Laboratório Antivírus (Science4you),
Ajudar os mais pequenos na consciencialização para a proteção contra vírus e bactérias deu origem a um brinquedo lançado pela Science4You, com o qual as crianças podem construir o seu sabonete, máscara ou viseira. Para além da experiência física, propõe-se agora, a desenvolver uma experiência digital.
- ICUB3 (Dhabibic)
Software desenhado para prevenir infeções hospitalares que são a primeira causa de mortes preveníveis em doentes hospitalizados na Europa, e segundo a Organização Mundial de Saúde gerando 16 M de dias extra de hospitalização com um custo de 7mM anual. A plataforma integra informação recolhida por IOTs, já foi testada no Hospital de São José e no Hospital Santa Maria e está, neste momento, a ser testada na unidade de cuidados intensivos do Hospital Beatriz Ângelo.
- Serious Games for Health (Bright Digital)
Serious Games for Health é uma solução baseada em gamification para dispositivos móveis que ajudam a aumentar a perceção de risco devido à não vacinação e desenvolver uma melhor compreensão sobre as crenças e comportamentos de saúde e aumentar a adesão terapêutica.
- help (Knokcare Portugal)
O vacinas.help é um projeto de teleconsulta para educação, para a saúde e aconselhamento médico sobre vacinação que promove uma jornada de utilização linear, segura e informativa, baseada em informação altamente credível e recorrendo a linguagem acessível.
Pfizer – Inovação que transforma a vida dos doentes
Na Pfizer, aplicamos a ciência e os nossos recursos globais para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em todas as fases da vida. A cada dia, trabalhamos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento para conseguir a prevenção e o tratamento das doenças mais temidas do nosso tempo e responder de forma mais eficaz às necessidades médicas não satisfeitas. O nosso diversificado portfólio inclui medicamentos de uso humano, biológicos, pequenas moléculas e vacinas. Colaboramos com profissionais e autoridades de saúde de forma a garantir o acesso aos nossos medicamentos, procurando assumir uma voz ativa no desenvolvimento e na prestação de cuidados de saúde de qualidade e acessíveis a todos. Na Pfizer, trabalhamos há mais de 170 anos para fazer a diferença na vida de todos os que confiam em nós. Para saber mais visite www.pfizer.pt