Por: Ana Teresa Penim
QUE É?
Breve reunião de partilha/incentivo motivacional e comercial de toda a equipa da loja, realizada diariamente, no início de cada turno.
COMO SE FAZ?
Antes de iniciar o turno a equipa reúne-se em pé, e em círculo, durante cerca de 10mn, no espaço da loja ou no armazém/back office, com o objetivo de:
• PARTILHAR questões importantes para a sua atuação comercial durante o turno;
• REFORÇAR diariamente o sentido de grupo e a importância do trabalho conjunto;
• INCENTIVAR a motivação individual e coletiva para FAZER ACONTECER, alcançando e superando RESULTADOS!
O Briefing Diário é dinamizado pelo/a Responsável de Loja, presente em cada turno.
Os Responsáveis de cada turno articular-se-ão na “passagem da pasta” para evidenciarem à equipa postura e mensagens consistentes.
NOTAS:
• Um tom e ritmo de voz energizantes são indispensáveis para surtir o efeito motivacional na equipa;
• O foco no positivo e na surpresa positiva é fundamental;
• Eventuais situações negativas não são tabu. Porém, não sendo esse o foco do briefing, devem ser tratadas fora do mesmo;
• Questões individuais devem ser tratadas fora do briefing;
• O Briefing Diário é um momento por excelência para desafiar a equipa para fazer MAIS e MELHOR através de interações surpreendentes com os clientes e para se superar no atingimento de resultados!