Por: Ana Teresa Penim
Costumo dizer que a simplicidade está um passo acima da complexidade!
E é isso também que um líder deve pensar, se quiser tirar partido das principais competências de coaching ao serviço da sua liderança comercial.
Nas minhas interações profissionais com líderes de equipas comerciais das mais diversas áreas de negócio, tenho verificado que não é tanto na capacidade de gestão que falham, mas sim na capacidade de liderar. Os dirigentes em geral estão sobrecarregados de atividades técnicas, administrativas e de gestão do negócio, lamentando-se de não lhes sobrar tempo para aquilo que “sabem” ser a essência da sua função:
LIDERAR!
ou seja, estar com os seus comerciais, escutá-los, conhecê-los, mobilizá-los, acompanhá-los, desenvolvê-los, inspirá-los, desafiá-los, transformá-los… em suma, criar novos líderes! Sim, é para isso que uma chefia comercial é paga!
Não tenho dúvidas de que a alegada falta de tempo acontece porque, apesar de mentalmente reconhecermos a nobreza e utilidade destas dimensões, culturalmente ainda não estamos no estágio de as percecionarmos como A PRIORIDADE… Afirmamo-lo, até promovemos formações nesse sentido mas, na prática, atuamos como não sendo uma prioridade, e lamentamo-nos por isso… E esta situação corre em cascata ao longo de toda a Organização, retroalimentando o sistema e criando nos supostos líderes comerciais (e em todos os outros), a ideia de que são reféns do sistema e não donos dele.
Daquilo que tenho percecionado no terreno e da investigação científica sobre o assunto, não tenho dúvidas de que um dos maiores pontos críticos é a capacidade do líder comercial ESTAR PRESENTE.
A PRESENÇA é algo que um líder comercial consegue ter sempre a 100%? Não!
Porém, ter consciência do que ela implica e querer perseguir esse objetivo é, seguramente, uma das características dos líderes PRESENTES! Do it!