Liderar equipas comerciais em época de crise
Da zona de conforto à zona de pânico
Ana Teresa Penim
«Quanto vendeste hoje? Fechaste aquele negócio? Quantos pedidos tivemos? Resolveste a rutura? Verificaste se fizeram o topo? Trataste da ilha no hiper? A promotora apareceu? O comprador concordou? Insististe na promoção? Chekaste os dados do shopping? Tens o excel pronto? Respondeste ao e-mail? Conseguiste o desconto? E o rappel? Avisaste a logística? Preparaste os dados para a reunião? O sistema aguentou-se? Recebeste? Cumpriste o objetivo?» – São perguntas que traduzem o quotidiano de stress de chefias comerciais dos mais variados ramos de negócios.
A experiência como coach de líderes comerciais mostra-me que nestes tempos de crise muitos líderes de equipas comerciais passaram, literalmente, da zona de conforto à zona de pânico e estão com dificuldade de dar a volta por cima. Muitos estão à beira do burnout, ou seja, à beira de um ataque de nervos.