Estilos comportamentais e comunicacionais assertivos são considerados, consensualmente, como os mais os mais indicados para uma interação humana de qualidade. Este tipo de comunicação favorece a capacidade de concretizar relações eficazes e, também, de ultrapassar situações tensas e conflituosas.
A comunicação assertiva operacionaliza-se através de pessoas com fluência e transparência na linguagem verbal e não-verbal, possuidoras da competência necessária para exprimirem de forma correta as suas ideias, as emoções e os sentimentos de forma direta e objetiva. Aceitam a crítica, sabem escutar e sabem negociar soluções.
Comunicar para surpreender está para além da assertividade
A habilidade de comunicar para surpreender é criativa. Ainda que assente numa comunicação assertiva, ela gera valor acrescentado muito para além do valor que o emissor e o recetor retiram da comunicação tradicional.
– Quantas vezes disse sim, com vontade de dizer não?
– Quantas vezes já fez um trabalho que, em princípio, devia ser realizado por outra pessoa?
– Quantas vezes, numa discussão, reunião ou negociação lhe faltou a coragem para se posicionar como gostaria?
– Quantas vezes já se sentiu desconfortável para pedir ajuda a alguém? Fazer uma crítica?
Exprimir uma opinião diferente do seu interlocutor?
Manifestar que ficou ofendido por algum comentário ou brincadeira?
Se se reviu nalgumas destas situações, respire de alívio, pois temos algumas sugestões e ferramentas comunicacionais para si.
Gerar uma surpresa positiva
Comece por tomar consciência dos pressupostos comunicacionais que geram surpresa positiva:
– aceitar que em todas as situações existe espaço para surpreender;
– aceitar que comunicar é uma dinâmica proactiva;
– utiliza-se no presente, mas modela o futuro;
– aceitar que comunicar é um conjunto de atos criativos;
– aceitar que comunicar implica competências de comunicação não verbal positiva;
– aceitar que comunicar surpreendendo gera oportunidades de co-criação;
– aceitar que comunicar é acreditar que a interação é geradora de novas possibilidades;
– aceitar que comunicar surpreendendo é um eficaz energizador de relações interpessoais, foca a atenção, altera estados fisiológicos, estados emocionais, favorece a aproximação, gera mudança e altera a ação no terreno.
Dicas para comunicar de forma surpreendente
Tomando por base os pressupostos apresentados, partilhamos aqui 20 dicas para comunicar de forma surpreendente:
1. Explore ao máximo o contexto do seu interlocutor.
2. Descubra o que é realmente importante para o outro, e você tornar-se-á importante.
3. Conheça o melhor possível o perfil do seu interlocutor.
4. Defina bem o seu propósito.
5. Conheça o conteúdo em profundidade, para poder utilizá-lo agilmente através de caminhos diferentes e sem perder o fio à meada.
6. Encare e trate cada momento de interação como único e irrepetível.
7. Customize a sua abordagem, de forma a identificar o melhor formato de interação e a gerar impacto positivo.
8. Utilize recursos inesperados, geradores de emoções positivas (por exemplo, humor, storytelling, gestos e expressões não verbais, novidades, metáforas, materiais extra-contexto, etc).
9. Aja com naturalidade e espontaneidade.
10. Transmita confiança.
11. Articule o seu raciocínio de forma lógica.
12. Esteja presente. Observe e escute com atenção todos os detalhes. Leia nas entrelinhas.
13. Mantenha o domínio da gestão da variabilidade das suas táticas.
14. Seja consistente e congruente.
15. Evite expressões no condicional e no imperativo.
16. Foque-se em soluções, não nos problemas.
17. Aceite e agradeça qualquer tipo de objeções com entusiasmo e naturalidade.
18. Utilize um tom e um ritmo de voz vivos, diversificados e expressivos.
19. Alimente o discurso com novos factos, capazes de manter elevados níveis de atenção.
20. Identifique o ponto de clímax motivacional do seu interlocutor, para o momento splash (momento que gera uma reação física e psicológica que evidencia surpresa, pelo facto de terem sido superadas as expetativas).
Considerando que cada pessoa é única e que a comunicação é o maior aliado da eficácia, desafiamo-lo a treinar-se intensamente para poder usufruir dos resultados de uma comunicação surpreendente.