Acreditem: terão mais sucesso no futuro, os profissionais de vendas que conseguirem equilibrar o ritmo da vida, entre a ação e a reflexão.
Incerteza é a nova normalidade! Vivemos um momento de Reencontro, Reequilíbrio, Reconstrução e Adaptação. Flexibilidade, Generosidade, Iniciativa e Otimismo são ATITUDES fundamentais para a Adaptação.
Sem acreditar que o amanhã pode ser melhor do que o presente. Sem acreditar que o seu potencial ainda não foi atingido. Sem acreditar que é nas crises que surgem imensas oportunidades. Sem acreditar que pode fazer a diferença. Sem acreditar que a vida é feita de escolhas, nada irá acontecer que o faça sentir realizado.
Possuir uma mentalidade passiva não só o vai colocar na plateia dos espectadores, eliminando-o do elenco dos atores do futuro, como irá contribuir para que venha a arrepender-se por não ter dado a si, e aos que o rodeiam, a capacidade de imaginar, de inovar e de se transformar.
Por isso, desafio-o a assumir uma lógica integrada de concretização: Situação; Solução; Benefício.
Ou seja, questione-se:
Perante uma situação, o que faço?
Que tenho para oferecer aos outros, em termos de solução?
Que benefícios relevantes resultam daquilo que faço?
Coloque questões ativas a si e aos outros, como por exemplo:
Como estamos a escutar o Mercado?
O que vai o Mercado valorizar?
O que é que ainda não estamos a fazer e que o Mercado valoriza?
Como podemos criar novas oportunidades?
Que podemos fazer capaz de surpreender o Mercado?
Que valor podemos acrescentar aos fatores que nos diferenciam?
Que iniciativas estão a ter sucesso e nos podem inspirar?
Que imagem estamos a construir hoje junto dos nossos clientes?
Como vai ficar a nossa reputação quando a pandemia passar?
(…)
E, PARA ALÉM DE COLOCAR QUESTÕES ATIVAS, ADOTE AS SEGUINTES ATITUDES E ESTRATÉGIAS:
1. DÊ PRIORIDADE NA SUA AGENDA AO TEMPO PARA REFLETIR E IMAGINAR
Quando surgem dificuldades temos tendência a reforçar a nossa atitude operacional. Sentimo-nos mais “obrigados” a fazer mais coisas. A pressão que vem dos outros estimula esta nossa perceção.
Afaste-se do ruído dos outros. Quanto mais incertezas e tensões existirem na sua vida, mais difícil é gerir o tempo necessário para refletir. Moldar o presente para assegurar uma resposta positiva no futuro, exige que tome, desde já, esta atitude.
Se quer ver a “floresta” em vez de ver apenas a “árvore”, dê tempo e espaço à sua mente para pensar…
Este é o momento ideal para imaginar cenários. A imaginação é um ótimo elixir para nos manter motivados em ambientes de pressão. Ativando a imaginação musculamo-la para ela nos apoiar em momentos como este de adaptação a um novo contexto.
Este é um momento ideal para refletir sobre o futuro que queremos para nós e para quem nos rodeia. Um momento para aprender, rumo à necessária transformação.
2. IMPROVISE
Este é um momento onde deve resgatar a sua capacidade de improvisar. Fazer e desfazer. Brincar, jogar…
Contextos de crise são, naturalmente, dominados pelo stress. Agir em vez de reagir implica muita coragem contra nós próprios. Precisamos de desafiar o status quo. Precisamos de deixar fluir. Precisamos de resgatar a criança que existe dentro de nós…
Improvisar é conectar o não conectado! É escutar o não escutado! É ver o não visto! É fazer links! É combinar o até agora separado!
É estar aberto à inspiração e à improvisação… só assim conseguiremos navegar na incerteza…
3. CRIE UM SISTEMA DE IMAGINAÇÃO COLETIVA
Se nada vai ser como dantes, comece já a preparar o sistema que vai implementar para estimular novas ideias e soluções para abordar, sensibilizar, proporcionar, motivar e concretizar negócios.
O sistema deve ser capaz de mobilizar e motivar para a experimentação de novas formas do fazer acontecer.
Em contextos como o atual, o melhor sistema será aquele que for percebido como um funil aberto sem restrições pré-determinadas. Abrir em vez de restringir. Vivemos um novo paradigma. Enfrentamos uma descontinuidade histórica. Precisamos de dispor de todo o capital criativo.
4. PROCURE O DIFERENTE E O INESPERADO
A nossa mente adora padrões. Fazer diferente cansa-nos. A melhor forma de combatermos a tendência de padronização é observando o que não nos satisfaz nos padrões existentes. É olhar para fora. Pensar naquilo que achamos que não encaixa. Ao fazê-lo a nossa mente facilita-nos o trabalho de investigar, pensar, reenquadrar e descobrir novas soluções para a nossa própria realidade.
5. PROVOQUE-SE E PROVOQUE
Experimente e convide à experimentação. Teste coisas novas. Veja e escute coisas diferentes. Estimule em si e nos que o rodeiam novos pensamentos e novas ideias.
Inspire-se em tantos e tantos casos de sucesso que existem por esse mundo fora.
6. HUMANIZE E HUMANIZE-SE
Enquanto profissionais todos temos um impacto na vida dos clientes, da empresa e de quem está sob a nossa responsabilidade, maior do que podemos imaginar.
Fomente um ambiente otimista. Contribua para que o seu local de trabalho possua uma atmosfera positiva e vibrante. Este detalhe é importante para a produtividade e para o seu estatuto.
Amplie o seu horizonte cultural e social para além das suas experiências normais. Aprender a ver a vida sob diferentes perspetivas dar-lhe-á maior flexibilidade quando se tratar de encontrar novas soluções.
Encontre maneiras de transformar contratempos a seu favor. Este é um bom momento para dar passos em frente.
Seja ousado na visão e tenha cuidado no planeamento. Atreva-se a tentar algo novo, mas seja meticuloso com a sua proposta para que as suas ideias possam ter sucesso.
Aprenda com os erros – os seus e cometidos por outros. Às vezes, os melhores professores são os piores chefes…
Nunca insista em alcançar um objetivo a qualquer custo. Os objetivos devem ser alcançados através de um custo razoável, sem dificuldades indevidas. O bom senso deve prevalecer…
Não se envolva em disputas. Lembre-se que precisa da cooperação de todos. Seja justo, cooperante e solidário.
Afinal de contas em vendas tudo tem a ver com estratégias e hábitos corretos.
São os possibilistas quem muda o mundo.
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