Talhão 46 com mais 1.250 novos pinheiros!
Os incêndios de 2017 no Pinhal de Leiria devastaram cerca de 80% da sua área.
A Epson com o apoio da Quercus e em parceria com a Impact Hub e Eletrorecycling contribuíram para a reflorestação do pinhal.
A 16 de janeiro, a Epson desenvolveu iniciativa contando com a participação de colaboradores e parceiros que se juntaram à causa. Como desfecho, foram plantados mais de 1.250 novos pinheiros no talhão 46 do pinhal.
No final da iniciativa e de regresso a Lisboa, Joan Escoté Rofes, responsável da área de Responsabilidade Social Corporativa da Epson Ibérica, partilhou com a DO it! alguns temas da sua área os quais estarão cada vez mais presentes nas organizações e na sociedade em geral.
DO it!: A Epson tem realizados diversas iniciativas na área da Responsabilidade Social (RS), em que medida as vossas ações influenciam a dinâmica comercial junto dos clientes?
Todos somos consumidores e quando precisamos de algum produto ou serviço, deveríamos comprar a empresas que tenham em atenção as questões da responsabilidade social.
Ainda não sentimos que haja uma resposta comercial significativa perante estes fatores, mas consideramos que o futuro tem de passar pela sustentabilidade. Queremos que a sociedade no geral tenha consciência da necessidade de optar por empresas que têm no seu ADN estas preocupações. Assim entraremos numa dinâmica onde todos podemos ganhar.
DO it!: No dia a dia, notam alguma preocupação por parte dos consumidores nesta área?
Relativamente ao meio ambiente, sentimos que há alguma preocupação, havendo mais consciência sobre alguns aspetos como por exemplo o consumo energético, se tem plástico, etc., mas consideramos que se tem de ir para além destes aspetos. Quando compramos produtos deveríamos pensar se a empresa tem um comportamento responsável, se por exemplo cumpre os direitos de igualdade de géneros, se os colaboradores estão felizes na empresa, se não têm trabalho de escravos, etc. Todos nós enquanto consumidores deveríamos ter a preocupação de analisaremos estes fatores. Inclusive deveríamos de ser educados de forma a nos informar melhor sobre o produto e o comportamento social da empresa.
Queremos acreditar que pouco a pouco, as pessoas ganhem sensibilidade para muitos outros aspetos relativos à responsabilidade social. Existem muito países na Europa que estão mais adiantados que nós nestas questões.
O grupo Epson está muito atento ao que se passa na Europa, especialmente em alguns países, por se considerar que a sensibilidade para esta área está mais adiantada que noutros locais. Assim podemos analisar a evolução e aplicar noutros mercados.
DO it!: Como vão comunicar estas questões junto dos consumidores?
Leva tempo!
No início os relatórios para os acionistas eram apenas financeiros, mas depois foi incorporado as questões ambientais porque compreenderam que eram importantes para o negócio, por exemplo saber que a fábrica não manda lixo para o rio, entre outros aspetos. Por isso passamos a comunicar com relatórios não financeiros.
Por outro lado, é também importante que seja feito um trabalho para o consumidor. Se enquanto consumidor quiser comprar um produto, o ideal seria analisar uma tabela com as suas características, preços, qualidade, etc, mas também seria bom que nos fornecesse informação sobre a responsabilidade social assumida pela empresa em questão.
Como consumidor falta esta informação, falta uma coluna nas tabelas que nos indiquem a posição da empresa nestes fatores. Este trabalho poderia ser feito, por exemplo, pelas organizações de defesa do consumidor. Atualmente podemos ir ao fabricante obter informações, mas continuamos a não ter comparativos.
Existem comparativos na Europa que já tem esse filtro. Cada vez mais, os consumidores também querem fazer uma escolha sobre as empresas que assumem um papel na responsabilidade social.
Não é importante, mas sim imprescindível, que uma empresa tenha comportamentos como parte da sociedade, uma preocupação que garanta a sua responsabilidade nos direitos humanos, social e ambiental.
DO it!: Na produção, como é posto em prática a responsabilidade social?
Há organismos externos que auditam e certificam as entidades sobre os comportamentos sociais, nomeadamente o trabalho infantil, condições das fábricas e igualdade de género. A Epson faz um enorme investimento, contando com diversas certificações externas que garantem assim a responsabilidade social.
No entanto os consumidores ainda não conhecem estas certificações. É necessário haver mais informação para que o consumidor possa também optar de uma forma responsável.
Também fazemos um grande esforço em verificar a origem dos materiais que usámos.
DO it!: Que expectativas ou desejos tem para o próximo ano civil da Epson?
Fazer mais ações nesta linha da reflorestação do Pinhal de Leiria, ver se o orçamento ajuda, se os consumidores ajudam, bem como as organizações no geral. Acredito que a RS está a crescer. Quando há crises é mais difícil priorizar estas questões, mas também considero que está a evoluir e que não vai voltar para trás.







