– SEIS SOLUÇÕES INOVADORAS PARA UM AMANHÃ MELHOR
A Lexus anunciou hoje os seis finalistas do Lexus Design Award 2020. Orientados por aclamados designers a nível mundial, os seis finalistas vão receber um financiamento máximo de 3.000.000 ienes (cerca de 25 mil Euro) para a criação de protótipos dos seus projetos. Os finalistas deste ano chegam dos Estados Unidos, da China, da Europa, do Paquistão e do Quénia, e foram selecionados entre um recorde de 2.042 participações, provenientes de 79 países. A viver o seu oitavo ano, o Lexus Design Award é uma plataforma única onde jovens criadores podem mostrar e desenvolver os seus talentos. As propostas finalistas foram selecionadas com base em três princípios fundamentais da marca Lexus: Antecipe, Inove e Atraia, com ênfase no design que promove um amanhã melhor.
Finalistas Lexus Design Award 2020
- Bio.Scales, por Sutherlin Santo (EUA)
Sistema modular de filtragem e isolamento de carbono montado a partir composições robotizadas de biopolímeros impressas em 3D.
- Feltscape, por Théophile Peju & Salvatore Cicero (França, Itália/Sedeados no Reino Unido)
Nuvem respirável em feltro que interage com as pessoas e o espaço para melhorar o bem-estar.
- Flash Pak, por Yaokun Wu (China/Sedeado nos EUA)
Pequeno aparelho inteligente de sobrevivência que protege jovens estudantes e os ajuda a permanecerem juntos em caso de inundações repentinas.
- Lick, por Irina Samoilova (Rússia)
Desenhado para humanos, objeto portátil para limpar o corpo, através de uma superfície única, semelhante à língua de um gato.
- Open Source Communities, por BellTower (Quénia)
Projeto que explora o futuro de comunidades sustentáveis e inteligentes em países em vias de desenvolvimento, recorrendo a planos residenciais de código aberto.
- Pursewit, por Aqsa Ajmal (Paquistão)
Máquina de costura acessível que incorpora técnicas auxiliares que permitem a sua utilização por pessoas com incapacidade visual, e assim gerar rendimento.
De acordo com o tecnólogo e júri do Lexus Design Award 2020, John Maeda, “os finalistas deste ano do Lexus Design Award focam-se em dois temas principais: consciência e meio ambiente, cada vez mais relevantes à medida que o progresso tecnológico transforma o mundo como o conhecemos. Os projetos de design, vão muito além da colocação de questões, para fornecer respostas concretas com base num raciocínio inovador e em opiniões validadas pela engenharia. Reduzir a enorme lista de candidaturas até se chegar a um pequeno conjunto de obras representativas não foi uma tarefa simples. Mas trabalhar com jurados como Jeanne Gang e Paola Antonelli facilitou a tarefa, dado o amplo conhecimento de ambas. Ofereci minha perspectiva de tecnologia e negócios para questionar a viabilidade na área da engenharia e da finança. No final, acho que chegámos a um grupo de projetos cativantes, que representam os temas críticos para o nosso futuro.”
Em janeiro, os seis finalistas viajaram para a cidade de Nova Iorque para uma transformadora experiência de workshops em que tiveram a oportunidade de dialogar com quatro aclamados mentores: Joe Doucet, Bethan Gray, Philippe Malouin e Shohei Shigematsu, cada um com o seu próprio talento e especialização. O workshop ocorreu no INTERSECT BY LEXUS-NYC, espaço exclusivo de lifestyle da marca em Nova Iorque.
Este workshop dá início a uma colaboração contínua entre finalistas e mentores, interacção que antecede a avaliação final em Itália, durante a Semana de Design de Milão*. Inseridos neste grande evento do calendário mundial de design, os finalistas apresentarão os seus protótipos completos ao mundo. Um deles será selecionado pelo reputado painel de jurados constituído por Paola Antonelli, Jeanne Gang, John Maeda e Simon Humphries, durante a cerimonia Grand Prix.
Por favor visite www.LexusDesignAward.com para informação adicional.
Hashtag Oficial: #LexusDesignAward
* A maior exposição de design do mundo, também conhecida como Salone Del Mobile, apresenta eventos e exposições de marcas e designers em diferentes categorias, incluindo móveis, moda e têxteis.
SOBRE O LEXUS DESIGN AWARD
Lançado pela primeira vez em 2013, o Lexus Design Award é um concurso internacional de design para criadores emergentes de todo o mundo. O prémio tem como principal objectivo a promoção de ideias que contribuam para a sociedade, através do apoio designers e criadores cujas obras permitam moldar um futuro melhor. O LDA oferece uma oportunidade única para que cada finalista tenha como mentor um designer reconhecido mundialmente, para criar protótipos dos seus projetos e depois exibi-los num dos eventos de design mais importantes do ano.
FINALISTAS LEXUS DESIGN AWARD 2020 (Detalhe)
Título: Bio.Scales
Bio.Scales são filtros de biopolímeros feitos à base de materiais naturais e ecológicos, projetados para remover o carbono e outros compostos nocivos do ar. Este sistema modular impresso em 3D é reconfigurável e adaptável, proporcionando melhor qualidade do ar em qualquer espaço.
Nome: Sutherlin Santo
País: EUA
Os designers Paul e Garrett Sutherlin Santo chegam da Baixa de Los Angeles. Através do seu trabalho, procuram projetar um futuro em que a ligação do design com a natureza e a tecnologia seja simétrica. Exploram o relacionamento entre processos digitais emergentes, materiais ecológicos e artesanato tradicional.
Título: Feltscape
Feltscape é uma nuvem respirável à base de feltro e termoplástico que capta ruídos e personaliza as qualidades acústicas e de iluminação interiores. Feltscape é o resultado de um processo inovador de produção que combina técnicas de alta-costura e de aditivos robóticos.
Nome: Théophile Peju & Salvatore Cicero
País: (Théophile Peju (França), Salvatore Cicero (Itália)) Sedeados no Reino Unido
Théophile Peju e Salvatore Cicero são designers arquitetos sedeados em Londres. Licenciaram-se na Escola de Arquitetura Bartlett – UCL, onde estudaram têxteis compostos. A sua abordagem ao design, através da experiência prática, combina o artesanato tradicional e técnicas inovadoras de fabrico robótico.
Título: Flash Pak
O Flash Pak é um aparelho inteligente de sobrevivência, uma espécie de colete salva-vidas com luzes LED, que orienta os alunos para uma zona de segurança em inundações repentinas, por meio de um sistema de navegação háptico. Insufla para se transformar num dispositivo de flutuação, mas também pode ser amarrado a outros Flash Paks, de forma a manter o grupo unido, em formato de balsa.
Nome: Yaokun Wu
País: China / Sedeado nos EUA
Yaokun Wu é estudante de design industrial no Pratt Institute, em Brooklyn, Nova Iorque. Sente-se grato por tudo o que tem e deseja usar o design para ajudar as pessoas que mais precisam. Acredita que o design está em toda parte, mas que apenas o que traz bem-estar às pessoas será eterno.
Título: Lick
Lick é um dispositivo portátil para limpar o corpo que ajuda as pessoas que não podem tomar banho. Tem uma superfície de limpeza parecida com a língua de um gato, de forma a que a sua utilização se assemelhe à dos gatos quando limpam o seu corpo de impurezas.
Nome: Irina Samoilova
País: Rússia
Irina Samoilova é designer de produto e mobiliário. Frequenta o Mestrado na Moscow State Stroganov Academy of Design and Applied Art, no Departamento de Design de Mobiliário. Sempre que inicia um novo trabalho, estuda as formas dos animais e a sua integração na natureza.
Título: Open Source Communities
Open Source Communities, ou Comunidades de Código Aberto, referem-se a uma maneira eficiente de projetar comunidades em países em vias de desenvolvimento, com base na utilização de planos inteligentes de código aberto. Os designers refinam esses projetos e adaptam-nos de forma a dar origem a casas conectadas que possam ser sustentáveis.
Nome: BellTower
(John Brian Kamau, Joyce Wairimu Gachiri, Ian Githegi Kamau, Esther Wanjiku Kamau e Arvin Booker Kamau)
País: Quénia
A BellTower foi criada em 2014 com uma visão: utilizar sistemas e tecnologias de código aberto para resolver problemas. Os membros da equipa são especialistas em diferentes áreas, como Gestão de Risco, Tecnologia da Informação, Design, Gestão de Projetos e Estratégia, dando origem um modelo de comunidade de código aberto para necessidades pessoais, corporativas e industriais.
Título: Pursewit
O Pursewit tem um novo e elegante design que o convida a costurar!
Ao simplificar a utilização da máquina de costura para pessoas com incapacidade visual, a operação torna-se mais intuitiva e tátil, aprimorando o complicado processo de costura.
Nome: Aqsa Ajmal
País: Paquistão
Designer Industrial, Aqsa Ajmal formou-se na Universidade Nacional de Ciências e Tecnologia. Guia-se pela sua crença no design como uma ferramenta para a solução de problemas, criando relações entre ideias e realidade. Através da interação tangível e das experiências em primeira mão em design, espera melhorar as ligações entre pessoas e produtos.