Se é daquelas pessoas que vai ao ginásio para ter um tipo de treino rápido e eficaz, este é um exemplo de treino que poderá ser a solução para si.
Um circuito funcional é um tipo de treino que tem como objetivo trabalhar todos os grupos musculares, de forma mais rápida e queimando mais calorias. O ideal deste tipo de circuito será realizar os exercícios com a máxima intensidade e por um curto período de tempo, o que faz com que perca mais calorias durante o treino e após o treino.
Num treino em circuito podemos usar tanto o peso do nosso corpo, como acessórios que tenhamos à disposição no ginásio. Relativamente ao tempo de execução, poderá ser por repetições ou por tempo.
Exemplo de exercícios para um circuito funcional: 3 voltas
AGACHAMENTO COM KETTLEBELL
Segurar o kettlebell com as mãos na linha do peito. Fletir os joelhos e realizar o agachamento sempre com o kattlebell estável durante o movimento.

CORDA COM LUNGE DINÂMICO
Em posição de lunge e ombros para trás, realizar movimentos de ondulação com a corda, ao mesmo tempo que efectua um lunge alternado.

PUXAR JOELHOS AO PEITO
Em pé, puxar os joelhos ao peito de forma alternada e em modo de corrida no lugar.
FLEXÃO NO BOSU
Posição de prancha em cima do bosu, com os braços esticados e as palmas das mãos afastadas a largura dos ombros, baixar o corpo de forma a que o peito quase que toque no bosu e de seguida voltar à posição inicial.
REMADA INCLINADA COM BARRA
Com os pés afastados à largura das ancas, segurar a barra com as palmas das mãos viradas para o corpo. Inclinar o tronco à frente e puxar a barra em direção ao umbigo. Em seguida baixar a barra de forma controlada, até chegar à posição inicial.
ABDOMINAL COM BOLA MEDICAL CONTRA A PAREDE (MEDICINE BALL THROWS)
De lado para a parede, pegar numa bola com peso e fazer rotação do tronco, de forma a que a bola toque na parede e volte para as suas mãos.
Cláudia Cruz, PT @Fitness Hut Alfragide, Vivagym Group
Fotos: Liete Couto Quintal, LCQ Photography










