Por: José António Rousseau
Muito se fala em revolução digital ou eléctrica onde a ficção científica se está a tornar realidade! First Connect, Then Sell; In Data we Trust; Notify, Share and Engage ou Back2Future, são exemplos de Buzz Words anglo-saxónicas que invadiram o léxico dos profissionais dos negócios em todo o mundo. Em particular, na Distribuição, tal como na Natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Não é verdade Lavoisier?
A maior empresa retalhista do mundo, a WalMart, vai reciclar 7000 postos de trabalho ligados à contabilidade e à faturação, uma vez que irá centralizar e autonomizar tais tarefas, pretendendo que os colaboradores em causa se dediquem a funções relacionadas com as vendas e contacto com os clientes.
Desta forma, a Walmart dá dois interessantes sinais de visão e inteligência. Antecipa-se na reestruturação de funções clássicas que poderão ser mais baratas e eficientes com a adoção de automatismos tecnológicos e confere maior importância às vendas e à relação com os clientes.
Noutra latitude, um temporal varre o discount alemão e profundas mudanças estão a suceder nas duas mais importantes empresas alemãs de discount que não vão deixar ficar nada como era!
O Lidl vai abrir uma loja pop up de vestuário em Hamburgo para promover a sua marca própria de moda feminina Esmara, exibindo durante dez dias, na Neuer Wall, rua onde marcas de luxo como Prada ou Gucci estão instaladas, a nova coleção da sua marca própria Esmara. Por incrível que possa parecer, a coleção feminina do Lidl atingiu um reconhecimento no mercado alemão que a iguala com marcas mais baratas de fast fashion como a H&M, e encontra-se na oitava posição em vendas de têxteis na Alemanha, logo à frente da coleção de vestuário da sua concorrente Aldi que desenvolveu também uma coleção exclusiva de vestuário e anunciou que, pela primeira vez na sua história, vai desenvolver uma campanha de publicidade sob o mote Einfach ist mehr (Simples é melhor) concebida pela Ogilvy, em meios como televisão, cinema, teatro, rádio e outdoors.
Ao contrário destes dois exemplos, a inexorável fase de declínio que há várias décadas tem caraterizado o conceito Department Store está a acentuar-se cada vez mais. As cadeias norte-americanas de grandes armazéns Sears e Kmart estão em risco de colapso iminente pela sua falta de liquidez pois ambas têm poucas reservas de dinheiro e carecem de acesso adequado de liquidez. A Kmart está em particular risco de encerramento e a Sears poderá ver-se obrigada a obter financiamento no exterior para manter operações. Também a mítica Macy’s encerrou recentemente 50 das suas lojas e anunciou que mais encerramentos se irão suceder nos próximos anos.
A maior empresa do mundo, os discounters alemães e os Department stores norte-americanos estão num processo de transformação permanente que não tem fim pois esta é a natureza imutável do comércio e dos negócios.