Grupo DIA (“DIA” ou o “Grupo”), empresa internacional de distribuição do setor alimentar com operações em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina, anuncia hoje o avanço das suas Vendas Líquidas do quarto trimestre de 2020.
Vendas Líquidas0F[1] | Vendas Like-for-Like [2] | ||||||||
4ºT 2020
(€m) |
4ºT 2019
(€m) |
Variac. (%) | vs 4ºT 2019
(%) |
||||||
Espanha1 | 1.143,2 | 1.048,4 | 9,0% | 10,0% | |||||
Portugal | 157,7 | 146,6 | 7,6% | 5,2% | |||||
Brasil | 212,9 | 319,3 | -33,3 % | 6,2% | |||||
Argentina | 174,2 | 273,3 | -36,3% | -1,6% | |||||
Total Grupo | 1.688,0 | 1.787,6 | -5,6% | 6,9% | |||||
Total lojas[3] (#) | 6.169 | 6.626 | -6,9% | ||||||
Comentário sobre o 4ºT de Stephan DuCharme, Presidente Executivo:
“O comportamento positivo das vendas comparáveis durante o 4ºT no Grupo DIA, continuando a tendência já observada no decurso de 2020, deve-se ao impacto das melhorias operativas contínuas, assim como a uma oferta melhorada de frescos que estamos a colocar à disposição dos nossos clientes no momento em que mais necessitam.
.
Espanha e Portugal mantiveram uma trajetória positiva das vendas líquidas, enquanto que a racionalização estratégica da nossa rede de lojas, com menos 7% de estabelecimentos no ano e o efeito de divisa no Brasil e Argentina, afetaram o desempenho geral das vendas líquidas do nosso grupo.
Ao entrarmos no novo ano, o nosso incansável esforço em abordar áreas de potencial melhoria em toda a cadeia operativa será reforçado pelo arranque do nosso modelo melhorado de franquia, pelo desenvolvimento das nossas capacidades online, pela expansão da nossa oferta de marca própria, assim como, pelo lançamento de um interessante novo modelo de loja”.
Espanha:
- Continua a forte tendência positiva nas Vendas Líquidas, apesar da redução de 8% no número de lojas no ano.
- Forte crescimento Like-for-Like durante o trimestre, sustentado na melhoria do sortido e novo layout em loja que impulsionaram significativamente a venda de frescos.
- Expansão contínua dos serviços online e entregas rápidas para satisfazer as necessidades dos nossos clientes. O serviço de entregas rápidas cobre 90% da população de cidades com mais de 50.000 habitantes através de canais próprios ou alianças.
Portugal:
- O novo modelo operativo e a otimização do sortido estão na base dos dados positivos de Like-for-Like e Vendas Líquidas, apesar do incremento das restrições lançadas pelo governo relativamente ao horário de funcionamento das lojas aos fins de semana durante as últimas semanas do ano, devido à pandemia de Covid-19.
- O serviço online cobre atualmente as cidades de Lisboa e Porto e o serviço de entregas rápidas já foi implementado em 100 lojas, principalmente através de alianças em todas as regiões em que a DIA está presente.
Brasil:
- As Vendas Líquidas diminuíram 6% em moeda local, contabilizando menos 11% de lojas em todo o ano, como consequência do encerramento de localizações não rentáveis e a queda generalizada do consumo. O número de vendas em euros foi afetado por uma desvalorização do real brasileiro em 29% durante o período.
- Sólido Like-for-Like graças à oferta melhorada do sortido, ao desenvolvimento continuado de marca própria e à implementação de entregas rápidas.
Argentina:
- As Vendas Líquidas aumentaram 26% em moeda local, graças a um melhor desempenho operativo, à melhoria do sortido e ao novo layout de loja que destaca a oferta de frescos, num contexto macroeconómico desafiante. O número de vendas em euros foi afetado por uma desvalorização do peso argentino em 31% durante o período.
- Número Like-for-Like foi impactado pela baixa confiança do consumidor e dos níveis de consumo, ainda que esteja a melhorar.
FY 2020 vs. 2019 Comparação: Vendas Like-for-like sustentadas de 8%. As Vendas Brutas Sob Insígnia[4] cresceram 2,7% a moeda constante no ano.
Vendas Líquidas | VendasLike-for-Like | ||||
FY2020
(€m) |
FY 2019
(€m) |
Variac. (%) | vs FY 2019
(%) |
||
Total Grupo | 6.882,4 | 6.870,4 | 0,2% | 7,6% |
-FIM-
INFORMAÇÃO ADICIONAL
- O Grupo DIA apresentará os resultados financeiros relativos ao ano de 2020 a 26 Fevereiro de 2021.
[1] Vendas líquidas expressas ao tipo de cambio corrente sob a aplicação da IAS29 na Argentina
[2] LFL representa a taxa de crescimento das Vendas Brutas Sob Insígnia a câmbio constante das lojas que apresentam operações por um período superior a treze meses em condições de negócio similares. Os números correspondentes a LFL na Argentina foram deflacionados usando a inflação interna para refletir o LFL em volume, evitando cálculos erróneos por hiperinflação
[3] No final do período.
[4] Vendas Butas Sob Insígnia: valor total da faturação obtida nas lojas incluindo todos os impostos indiretos (valor do ticket de Caixa) e em todos os estabelecimentos da Companhia, tanto próprios como franqueados.