O Worldcom Confidence Index, estudo mensal sobre a confiança e receios dos CEOs e CMOs, realizado pela The Worldcom Public Relations Group (Worldcom), líder mundial de empresas de Relações Públicas independentes, representada em Portugal pela agência de comunicação e marketing digital Do It On, acaba de lançar o estudo referente ao mês de agosto de 2020, no qual se incluem 11 setores de indústria. Líderes do setor energético, significativamente impactado pela COVID-19, demonstraram o nível de confiança mais baixo de todo o índice. Em contrapartida, nos lugares cimeiros de confiança encontram-se os líderes dos setores de Saúde, TI, serviços e setores industriais.
O baixo nível de confiança dos responsáveis da área energética – os CMOs deste setor contam com o nível de confiança mais baixo de todo o índice – talvez seja indicador dos desafios reputacionais que este setor enfrenta, especialmente quanto a temas relacionados com sustentabilidade, o quinto tema de maior preocupação dos líderes deste setor.

Os diferentes níveis de confiança e preocupação presentes no índice evidenciam as diferentes reações à pandemia globalmente. Os líderes na América do Norte mostraram-se mais confiantes que os seus pares em seis setores (Energia, Saúde, Tecnologias de Informação, Materiais, Imobiliária e Serviços). No continente africano, os líderes encontravam-se mais confiantes do que os restantes em três setores (produtos de consumo, Finanças, Industriais). Na Ásia, destacaram-se dois setores (serviços de Comunicação e consumidor discricionário). Por fim, no continente europeu distinguiu-se apenas um setor (o energético), com a mesma pontuação que a América do Norte.
Quanto aos tópicos de preocupação, os líderes da América Latina – a região com menores níveis de confiança – evidenciaram maior inquietação que os seus pares em cinco setores (produtos de consumo, Saúde, Indústrias, Tecnologias de Informação, Imobiliária). No continente africano, distinguem-se igualmente cinco setores (Serviços de comunicação, consumidor discricionário, energético, materiais e serviços). Os líderes europeus, por sua vez, são os mais pessimistas num setor, o financeiro.
Roger Hurni, Chair do The Worldcom Public Relations Group, afirma “Esperamos que os líderes das organizações de todos os tamanhos considerem os 11 setores de indústria adicionados relevantes à definição da forma como responderão à pandemia.”
A ligeira subida de confiança manteve-se a nível global durante o mês de agosto
Tem-se tornado claro que a pandemia da COVID-19 ficará na vida das pessoas pelo menos até meio de 2021, pelo que os líderes têm procurado adotar uma atitude positiva, focando-se nas áreas que permitirão a sobrevivência/recuperação dos seus negócios.
Os principais tópicos de foco são os mesmos desde julho
O top 10 de tópicos merecedores de maior atenção por parte dos líderes têm que ver, essencialmente, com a recuperação das indústrias. Cobrem seis temas chave:
1. Colaboradores com as qualificações pretendidas são vistos como cruciais à recuperação – mas a confiança na gestão de colaboradores esteve abaixo da média para as audiências. Tópicos relacionados com colaboradores representaram 5 dos 7 tópicos aos quais foi dada mais atenção por parte dos CEOs e CMOs. Qualificar e requalificar manteve-se no nível mais elevando de atenção, seguido de perto pela retenção de talento.
2. Os líderes valorizam ainda a forma como os media influenciam o sucesso dos negócios, com este tópico a ocupar o terceiro lugar do top de atenção dos líderes.
3. Assuntos ligados à sustentabilidade mantiveram-se no 4º lugar no top de assuntos que receberam mais atenção por parte dos líderes. As organizações terão de comunicar a forma segundo a qual pretendem endereçar estas questões se querem proteger e melhorar a sua reputação.
4. A satisfação de clientes foi a quarta área de foco, sendo o tópico nº 8 de atenção. Agir de acordo com a mudança de expectativas que ocorre do lado do cliente é crucial ao sucesso.
5. Imagem corporativa e reputação de marca ocupam o nono lugar no top de atenção dada pelos dos líderes.
6. Influências financeiras e económicas inseriu-se igualmente nos tópicos mais valorizados pelos líderes, ocupando o 10º lugar.

O top 5 de áreas de preocupação inalterados desde julho
Estes são – em crescentes níveis de preocupação – gestão de crise, assédio sexual e a prática de outras condutas negativas, o impacto da comunicação pelas redes sociais de líderes políticos, mudanças legislativas e governamentais e acordos e tarifas comerciais globais.
Todd Lynch, Managing Director do The Worldcom Public Relations Group, afirma, “É claro que se as organizações querem reter os seus maiores talentos, terão de comunicar claramente a forma como garantirão que os seus colaboradores têm as qualificações necessárias para o sucesso num mundo mudado. É também claro que os líderes precisam de definir uma estratégia clara para endereçar questões reputacionais que digam respeito aos colaboradores, aos media, sustentabilidade e clientes, se querem sair mais fortes da atual pandemia.”
Dados do Worldcom Confidence Index estão agora disponíveis para a Tailândia
A Tailândia apareceu em 26º lugar na tabela de confiança dos vários países, situando-se em último lugar em três tópicos: a influência da competição no sucesso, privacidade e proteção de dados e atração de talento.
Líderes franceses continuam a dominar a confiança de vários tópicos
Três países ocuparam a primeira posição em 19 dos 23 tópicos: França em 10, Reino Unido em 5 e o Japão em 4. Em contrapartida, 5 países apareceram por último em 16 tópicos: Bulgária em 4, Islândia, Eslováquia, Tailândia e a Rússia em 3 tópicos cada. Portugal, por sua vez, aparece abaixo da média global de confiança.

Os 10 principais tópicos do Worldcom Confidence Index
As principais conclusões do WCI no que respeita os tópicos de maior preocupação/confiança entre 6 audiências são apresentados de seguida e podem ser vistos em maior detalhe aqui.
Tendências globais
#1 A ligeira subida de confiança manteve-se a nível global durante o mês de agosto
#2 Os tópicos de maior foco mantêm-se desde julho. Os 10 tópicos estão a solidificar-se enquanto tópicos que os líderes consideram ser chave para a recuperação.
#3 As 5 áreas de maior preocupação mantêm-se as mesmas desde julho.
#4 Dados do WCI estão agora disponíveis para a Tailândia, que apareceu em 26º lugar no Índice
#5 Três países ocuparam a primeira posição em 19 dos 23 tópicos. Cinco países ocuparam a última posição em 16 tópicos.
Tendências dos vários setores
Este mês foram identificadas as principais tendências nos 11 setores de negócio, desde os serviços de comunicação aos serviços utilitários.
#6 Líderes de serviços, setores de saúde, TI e setores industriais mostraram uma confiança acima da média. Por outro lado, o menor nível de confiança foi ocupado pelos líderes dos setores energéticos
#7 Verificaram-se diferenças regionais interessantes consoante o setor
#8 O setor das TI foi o mais confiante em 12 dos 31 países que integram o Índice
#9 A confiança em tópicos de cada setor demonstra diferenças interessantes
#10 CMOs do setor energético mostraram o mais baixo nível de confiança de todos os setores
Gráficos adicionais podem ser consultados aqui.
Veja as conclusões do ICW de agosto de 2020 resumidos neste vídeo, bem como conclusões relativas aos diferentes setores, aqui.
Metodologia
O estudo foi capaz de operar a esta escala, em 9 línguas diferentes, graças a uma abordagem inovadora potenciada por Inteligência Artificial (IA) de recolha de dados. A empresa de pesquisa escolhida, Advanced Symbolics Inc (ASI), desenvolveu um método patenteado de construção de amostras representativas que é capaz de captar informação com a sua ferramenta IA.