Por: Multipessoal
A carreira profissional é parte integrante da vida da maior parte das pessoas, sendo que todas procuram exercer a sua função ambicionando o sucesso, devendo ter a clara consciência de que podem atingi-lo. O sucesso é o resultado do esforço e dedicação do colaborador no desempenho das tarefas que lhe competem. No entanto, o sucesso é também subjetivo e o que para uns pode significar chegar a posições de quadros superiores para outros poderá ser simplesmente encontrar um emprego onde seja possível conciliar facilmente a vida pessoal e profissional.
Ainda assim, uma coisa é certa ao nível profissional: sucesso é terminar o dia de trabalho sabendo que se atuou sempre com o máximo profissionalismo, garantindo o cumprimento das responsabilidades e procurando sempre gerar o máximo de valor em cada tarefa.
Mas a verdade é que nem sempre é fácil manter-se focado e dedicado no emprego. Existem alturas de desmotivação e até de frustração. Existem fases em que o trabalho causa stress por ser demasiado exigente ou, pelo contrário, pouco desafiante. Mas, existem também decisões que pode tomar para assegurar o seu empenho, dedicação, bons resultados e, no fim de contas, o sucesso profissional.
1. Estabeleça objetivos SMART
Manter o foco em objetivos realistas é a melhor forma de ter controlo sobre o seu trabalho e evitar frustrações. Se tiver objetivos específicos e, sempre que possível, mensuráveis consegue realizar balanços, adaptar expectativas e mapear o seu progresso. SMART é a palavra-chave: ter objetivos Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound é crucial para ser bem sucedido.
Não se comprometa a realizar mais do que é possível, seja pela indisponibilidade de meios materiais ou imateriais, pela falta de tempo útil ou por não se sentir capacitado para desenvolver mais um projeto. Explique isto e organize-se.
Do mesmo modo, também não deve definir deadlines demasiado distantes, pois a prevenção nem sempre atua do melhor modo aqui. Sentir alguma pressão para a realização do trabalho ajuda a manter o foco e a ser mais produtivo. Para além disso, torna as tarefas mais desafiantes.
2. Dê e procure feedback
Uma política de feedback multidirecional permite uma melhor adaptação, individual, à dinâmica das equipas e da própria organização. Simultaneamente, este fluxo comunicacional promove a homogeneidade das formas de trabalho e suporta a tomada de melhores decisões em cada problema que surja, porque se tornam mais fundamentadas, resultado da análise de perspetivas diversas.
A partilha transversal de informação permite também uma maior difusão de ideias, o que fomenta a criatividade, dando espaço para inovação e impedindo o hábito ao certo e conhecido, à estagnação. Tome note apenas desta dica: primeiro opte por dar feedback positivo e só depois construtivo.
3. Saiba escolher reuniões e como torná-las produtivas
O processo de reunir pessoas para debater um determinado assunto foi (e deve ser) banalizado. No entanto deve, acima de tudo, ter algum resultado produtivo. Cada um dos intervenientes deve sair de uma reunião com dúvidas esclarecidas, com conhecimento acrescido e com material útil para o desenvolvimento do seu trabalho.
Numa reunião:
– Seja breve: o cérebro humano não consegue despender horas focado no mesmo assunto sem a realização de pausas. Portanto as reuniões expositivas de longas horas, provavelmente não serão a melhor opção para salientar o potencial de cada interveniente e conseguir os melhores outputs.
– Evite dispersões: segundo um estudo da Universidade da Califórnia, Irvine demoramos cerca de 23 minutos conseguir focar-nos novamente na tarefa inicial depois de uma distração por isso evite perdas de tempo.
– Exponha claramente os objetivos da reunião, seja detalhado e garanta que lhes responde. A bucket list pode sair do seu caderno para ser partilhada com todos os elementos.
– Encoraje a participação de todos os elementos para que quaisquer dúvidas fiquem esclarecidas e todas as sugestões sejam apresentadas. Recorra ao brainstorming para responder a questões de todos os elementos, para conseguir ideias inovadoras ou apenas traçar a melhor estratégia de trabalho para a equipa.
4. Continue em aprendizagem. Sempre.
Mantenha-se atualizado sobre a sua área e não se coíba de aprender uma nova valência se esta lhe despertar interesse. Tanto a especialização como a multidisciplinariedade têm vantagens para qualquer profissional.
Deste modo, aceite as formações internas para perceber todos os campos de ação da organização ou o modo de atuação de diferentes departamentos. Procure também formações externas, a diversidade de cursos e formações online e presenciais dão resposta às necessidades das mais diversas áreas.
5. Equilíbrio
Não se esqueça da sua vida pessoal e familiar. O equilíbrio entre a vida laboral e a vida pessoal garantem melhorias no desempenho profissional. A probabilidade de ser mais dedicado, mais focado e mais produtivo aumenta proporcionalmente à sua satisfação com a vida privada.
A vida profissional não precisa de ser vista apenas como uma obrigatoriedade para garantir um rendimento. Pode e deve ser considerada uma fonte de constante conhecimento e evolução na vida de cada um, independentemente do setor, área e cargo que se ocupa.
O desempenho de uma determinada profissão é, também, parte do contributo de cada pessoa para a vida em sociedade. Qualquer profissional tem espaço para evolução, pessoal e profissional e, também estas, devem ser consideradas em igualdade.