Por António Sacavém
Sabia que os líderes passam mais de 70% do tempo a comunicar?
Sabia que a comunicação humana é a chave para reduzirmos o espaço entre nós e os outros e, desta forma, alavancarmos os nossos relacionamentos profissionais e pessoais para o nível seguinte?
As palavras são essenciais para partilharmos ideias e raciocínios e a comunicação não-verbal – voz e linguagem corporal – é determinante para contagiarmos os outros com as nossas emoções. Tanto as palavras como a linguagem não-verbal devem andar de braços dados para conseguimos liderar ao serviço dos outros, negociar com eficácia e influenciar com sucesso, no sentido de recebermos mais para partilharmos ainda mais.
Para comunicarmos com excelência é fundamental integrarmos harmoniosamente ideias e gestos, para chegarmos ao outro de forma mais eficaz e autêntica. Refiro-me, no entanto, a uma autenticidade competente, que é forjada através do treino e que nos estimula a estarmos cada vez mais conscientes destes dois aspetos da comunicação e de como se moldam um ao outro, em cada momento.
Pode estar a pensar que é uma missão desgastante, mas na realidade é uma autoestrada para desenvolvermos mais e melhores relacionamentos profissionais.
A comunicação integrada, ancorada em princípios virtuosos, é o que faz a diferença no caminho da excelência profissional e pessoal.