Por Alexandra Cantante, Concept Retail Architect
O espaço construído é algo que nos envolve de modo intenso e permanente.
Define o ambiente da casa que habitamos, interfere na produtividade no local de trabalho, condiciona as escolhas que fazemos nos espaços comerciais.
Subtilmente e sem que tantas vezes lhe consigamos perceber a causa, vai mexendo fundo nas nossas emoções e arrumando memórias intimamente ligadas aos cenários da nossa vida.
Muitas vezes, mesmo sem compreender o modo como estes ambientes nos afetam, reagimos impulsivamente a determinados estímulos, tendemos a circular de determinado modo, sentimos energia, paz, ansiedade ou frustração.
O modo como a organização do espaço influencia a nossa atitude, nos encaminha e sugere comportamentos e opções, tem várias componentes na sua linguagem própria: luz, textura, matéria, cor, temperatura, proporção e desenho.
São elementos físicos, estéticos e funcionais que dispomos para inventar novas maneiras de habitar e percorrer os lugares onde existimos.
É preciso pois alguma reflexão, antes de conceber um espaço ou de o reorganizar, em diálogo com profissionais diversos, para se atingir um verdadeiro conceito, capaz de comunicar de forma impactante com o mercado e de se adequar às verdadeiras necessidades e objetivos da marca e do negócio. Um espaço que comunica para além da mera funcionalidade e dá a vida a um conceito verdadeiramente memorável.

