1. Disponibilização de mais opções de pagamento
O afirmação crescente do mobile motivará a substituição dos antigos terminais de pagamento, criando mais opções aos clientes.
2. O mobile vai assumir um papel significativo no click-and-collect
O click-and-collect refere-se às situações em que as pessoas compram online e levantam os produtos na loja. É natural que os smartphones assumam um papel crescente também neste processo.
3. Os retalhistas unificarão cada vez mais a recolha de dados online e offline
Os consumidores compram cada vez mais através de múltiplos canais. A recolha e análise integrada da informação obtida nos mesmos proporcionará uma imagem mais completa dos hábitos de compra.
4. Os retalhistas continuarão a remover obstáculos à compra
Facilitar o processo de compra sempre foi um objetivo do omnichannel e as estratégias para favorecer a conveniência continuarão a crescer.
5. As lojas adotarão equipamentos móveis no seu interior
Existirá um recurso crescente a tablets para recolha de informação e sistemas móveis de POS.
6. Os programas de fidelização tradicionais desaparecerão
O consumidor moderno continua a valorizar promoções e recompensas, mas está a ficar farto da forma como é contactado. Estudo da MasterCard refere que ao escolher um retalhista, os omnishoppers priorizam cada vez mais o valor e a conveniência.
7. Mais retalhistas optarão por Sistemas Integrados de Gestão, Alojamento na Cloud e Cloud-Based Apps
Como a gestão separada do online e offline tenderá a desaparecer, um sistema que permita uma visão integrada da gestão dos múltiplos canais tornar-se-á essencial. Estatísticas de vendas, inventário, logística e feedback do cliente de múltiplos canais permitirá aos retalhistas serem mais eficientes e eficazes na definição e adoção de iniciativas omnichannel.
8. Os Retalhistas investirão na prevenção da fraude omnichannel
A operação omnichannel introduz uma série de complexidades, não só em termos de operação e de resposta a encomendas, mas também quanto a fraudes. Num mundo omnichannel não é possível combater a fraude em silos fechados.
9. As redes sociais crescerão como parte do mix omnichannel
As redes continuarão a jogar um papel importante nos comportamentos de compra. Cada vez mais retalhistas adotarão soluções de social selling, como as Soldsie (vender através de comentários) e Like2Buy (utilização de conteúdos gerados nas galerias de imagens).
10. Diminuição do sortido
Muitos retalhistas já perceberam que ter uma excessiva quantidade de produtos não significa, necessariamente, ganhar mais clientes. Os consumidores são estão bombardeados com demasiadas escolhas e alargar a oferta pode ser prejudicial. Talvez por isso aumente a subscrição de serviços que selecionam produtos para os consumidores, tornando-lhes mais fácil descobrir e decidir, poupando tempo e cansaço na tomada de decisão.
11. Os retalhistas interessar-se-ão pela Internet das Coisas, para favorecer a experiência de compra
Os equipamentos móveis estão no início no ponto de venda. Em simultâneo com a inclusão de sistemas de POS móveis e in-store tablets, os maiores retalhistas investigarão como é que a Internet das Coisas poderá ser utilizada nas suas lojas.
12. O omnichannel será integrado em toda as dimensões do retalho
Seja qual for o ramo de negócio, esta realidade é incontornável em toda a cadeia de valor.