Concretizar
José Mourinho, figura que escolhemos para a capa desta primeira edição da DO it!, é um concretizador nato.
Aponta alto, corre atrás, vence. É por isso um exemplo de liderança, determinação, coragem e persistência, qualidades que fazem parte do ADN dos concretizadores.
No desporto, nas empresas, em qualquer atividade.
Concretizar é o objetivo mais importante de quem negoceia. Daí termos escolhido esse tema para o primeiro número da DO it!. O sucesso profissional e a capacidade de concretizar andam de mãos dadas. Portanto, concretizar é a essência dos negócios.
Na vida profissional não se obtém o que se merece, mas o resultado da qualidade do que concretizamos. Concretizar é um processo ativo que implica atitudes e competências orientadas para a ação.
As empresas precisam cada vez mais de profissionais capazes de concretizar, agregando valor. Desafiámos profissionais de vários setores, com provas dadas como concretizadores, para contribuírem com o seu conhecimento, a sua experiência e a sua inspiração sobre este tópico.
E o rosto da capa desta DO it! é o de um concretizador nato. José Mourinho aponta alto, corre atrás, vence. É um exemplo de liderança, determinação, coragem e persistência, qualidades que fazem parte do ADN de todos os concretizadores.
Quem poderia imaginar que um professor de Educação Física de uma escola de Alhos Vedros se transformava no melhor treinador do mundo? Só mesmo alguém com as qualidades de Mourinho poderia protagonizar este trajeto.
Quem em Inglaterra é alcunhado como «The Special One», em Itália «Lo Speciale» e em Espanha «El Especial», curiosamente os três países com os campeonatos de futebol mais competitivos e onde já foi campeão (como em Portugal), só pode ser um fora-de-série. Contabilizando o que aconteceu depois de 2000, quando se estreou como treinador no Benfica, número de títulos que já alcançou atinge a impressionante média de dois por ano.
Contra factos não há argumentos. Se considerarmos os jogos que Mourinho já liderou em 12 anos de carreira como treinador, temos uma taxa de efetividade superior a 70%. Que profissional não ambiciona ter uma taxa de concretização desta dimensão?Alguém um dia disse sobre Mourinho: «Ele nunca se cansa de ganhar.» Ouvi-o dizer recentemente algo impressionante: «O meu maior desgaste é em junho, quando não há jogos.» E é também sua esta frase: «Por onde passo há sempre um antes e um depois.» É a pura verdade, por onde passa ele faz acontecer. Como português, senti orgulho quando em janeiro de 2011 o vi receber o troféu de «Melhor do Mundo». Mourinho tem 48 anos, duas dezenas de títulos em quatro países, mas sempre que o vejo e ouço sinto que a sua fasquia de concretizar está bem alta. O seu estado de espírito só pode ser aquele que considero o de um concretizador: alguém capaz de fazer e desfazer para fazer sempre melhor.
O que ontem era verdade hoje é mentira. Qualquer profissional preocupado com o seu futuro sabe que este é o melhor momento para procurar novos caminhos. O mercado não se compadece com gente instalada em zonas de conforto.
Concretizar exige, cada vez mais, a capacidade de estar comprometido com o negócio, de antecipar acontecimentos e de se adaptar às novas circunstâncias, de reagir de forma inteligente à pressão, de ser criativo e de não desistir.
Um concretizador é um protagonista que gosta de estar fora da zona de conforto. A diferença entre o possível e o impossível está na concretização.
Concretizar é…
… acima de tudo, assumirmos em absoluto o nosso trabalho diário, a nossa vocação em servir, com muito esforço e dedicação. (Carlos Teixeira)
… pôr toda a paixão e toda a entrega, envolver a equipa e acreditar sempre que é possível. (Miguel Pereira)
… ter uma atitude e uma predisposição para a ação, reconhecendo o valor da análise mas tendo sempre claro que as ações falam mais do que as palavras. (Luís Ferreira Pinto)
…a linha que separa o momento em que se traça um objetivo e o momento em que se alcança esse objetivo. (Nuno Ferreira Lousa)
… não é assim tão difícil. (José Roma Abrantes)
Carlos Teixeira, Diretor de Vendas da MAPFRE
Para a equipa da MAPFRE, concretizar tem um especial significado, que vai muito para além do alcançar os objetivos que assumimos.
É tornar efetivos os nossos compromissos para com a sociedade, os colaboradores, os parceiros (mediadores e fornecedores) e os clientes, refletindo os princípios e os valores da nossa marca.
É orientarmo-nos com base na solidariedade, entre colegas e com a sociedade, é a integridade, a cooperação e o respeito que temos uns pelos outros e que faz com que o nosso ambiente de trabalho seja um ambiente de confiança, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.
É a relação que mantemos com os nossos parceiros, suportada na qualidade dos serviços prestados e na integridade das suas práticas, garantindo uma atuação responsável e transparente, tanto na relação com a empresa, como na relação com os clientes.
É o respeito pelos concorrentes, que manifestamos com o nosso compromisso de competir no mercado de forma ativa, mas leal.
Mas, acima de tudo, é o assumirmos em absoluto o nosso trabalho diário, a nossa vocação em servir, que com muito esforço e dedicação nos permite responder eficientemente, superando as expetativas daqueles que em nós confiam a proteção do seu património, de colaboradores, de familiares e as responsabilidades perante terceiros.
José Roma Abrantes, Diretor Geral do Groupe SEB
Concretizar não é assim tão difícil. Talvez a receita esteja em entender a concretização não como um resultado expectável mas como o ponto primeiro da agenda estratégica.
Talvez seja fundamental colocar ênfase no meio envolvente de modo a que as coisas aconteçam.
«Tudo o que disseres agora, eu acredito.» (Meryl Streep para Robert Redford, perante o majestoso pôr-do-sol em «Out of Africa»).
Talvez as relações interpessoais e o entender das necessidades e das angústias do interlocutor sejam decisivas.
«The difference between a Lady and a Flower Girl is not how she behaves but how she is treated.» (Eliza Doolitlle, «Pygmalion», «My Fair Lady»).
Talvez devamos incrementar o bom humor no dia-a-dia, porque somos o único ser vivo com capacidade de rir.
«Brincar é condição fundamental para se ser sério.» (Arquimedes)
Talvez não se deva desenhar realidades para atingir sonhos, mas antes ousar sonhar.
Talvez… Talvez… «Só sei que nada sei», e talvez na consciência do que havemos de evoluir esteja a chave para concretizar.
Luís Ferreira Pinto, Country Business Manager – Nutrição Nestlé
Concretizar é parte mais importante da gestão. Deixo alguns princípios para alcançar o êxito nesta área:
– utilizar e aplicar de forma frequente a palavra «experimente», fazendo do método experimental um hábito;
– ter atitude e predisposição para a ação, reconhecendo o valor da análise mas tendo claro que «as ações falam mais do que as palavras»;
– basear o sucesso sobretudo no número de novidades efetivamente implementadas;
– não deixar que poder ou estatuto travem a execução;
– valorizar as pessoas que demonstrem coragem, imaginação, paixão e persistência;
– celebrar os pequenos sucessos nas implementações e replicá-los rapidamente.
Podemos sempre arranjar razões inteligentes para não fazer nada, mas atualmente quem tenta mais vezes é que vence.
Miguel Pereira, Responsável da Unidade de Negócios Retalho Portugal, da Galp Energia
Concretizar é «fazer acontecer». E colocar uma equipa a contribuir para isso deve ser o desígnio de qualquer gestor.
Por mais ideias que tenhamos, por mais inovadores que sejamos, se não «fizermos acontecer» não acrescentarem os valor.
E acrescentar valor, fazendo sempre melhor, é o nosso objetivo.
«Fazer acontecer» é ter claro o objetivo, definir os recursos e o prazo para o conseguir.
A partir daí, é pôr a paixão e a entrega, envolver a equipa e acreditar que é possível. Desta forma vamos «fazer acontecer». E isso dá-nos um prazer imenso e o balanço necessário para concretizar novos objetivos.
Nuno Ferreira Lousa Advogado/ Managing Associate da Linklaters LLP (Lisboa)
Concretizar significa tornar concreto;
passarmos algo do plano das ideias para o plano das ações, para o plano dos factos.
Para concretizamos precisamos de ação;
concretizar significa pois atividade, por oposição a passividade. Concretizar é um caminho, um processo; é a linha que separa o momento em que se traça um objetivo e o momento em que se alcança esse objetivo.

