Por: Redação DO it!
Decorreu no Hotel Palácio do Estoril, o Fórum Internacional de Vendas, Marketing, Inovação e Negócios. Evento realizado por Alexandra Dias.
O Programa integrou vários oradores nacionais e brasileiros.
A DO it! entrevistou Cláudio Tomanini.
DOit!: Cláudio fala-nos um pouco de ti.
CT: Comecei a minha carreira muito novo. Sou filho de pais que assumiram um papel muito importante tanto para mim como para os meus quarto irmãos. Os meus pais eram ricos em amor e pobres em dinheiro e não possuíam qualquer formação académica, mas marcaram muito a minha vida. Lembro-me, por exemplo, de ver um dia o meu pai chorar porque se achava pouco homem por não conseguir ter dinheiro para dar uma boa vida aos filhos. Esse momento tocou-me muito, tendo sido determinante para o sucesso que alcancei. Recordo-me que disse ao meu pai para não se preocupar que eu ia ser um homem rico e ajudar a família. Com essa motivação comecei a trabalhar apenas com 12 anos.
Até hoje mantenho um hábito que reflete muito essa minha promessa e forma de estar na vida. Sempre que vou a casa dos meus pais, encho o frigorífico de alimentos e até, facto curioso, estando em Portugal por poucos dias, tendo alugado um apartamento, vou deixá-lo com o frigorífico cheio para quem vier a seguir.
O que forja um homem são as dificuldades que ele passa. Quando ele forjado através de dificuldades materiais, mas com muito amor presente, os princípios de valor e a ética estão assegurados. Foi o meu caso.
Durante muitos anos da minha carreira, na qual comecei por estudar medicina, não tendo terminado o curso por nas férias ir trabalhar em eventos ligados à área farmacêutica. Daí surgiu a minha paixão pelas Vendas e pelo Marketing, as quais mantenho até hoje.
DOit!: Quais são as principais mensagens das intervenções do Claudio Tomanini?
CT: A venda de valor e não de preço. É essencial que os profissionais das vendas saibam abordar os seus clientes tendo em consideração o valor que a marca lhes oferece, beneficiando assim o consumidor e a utilização por estes daquilo que lhes apresentam, ao invés de se focarem no preço.
Os Vendedores devem agir mais e reclamarem menos. É cada vez mais importante desenvolverem-se estratégias e métodos para que a produtividade das empresas seja impulsionada. Ao abolirem-se as lamentações e as reclamações do ambiente profissional, torna-se possível obter uma atuação muito mais eficiente e focada em resultados. Para além disso, também será possível fazer com que os profissionais estejam mais focados na promoção da visibilidade da empresa no mercado, atuando como divulgadores dos seus produtos e serviços.
As relações interpessoais, a inovação e a paixão por aquilo que se faz, são aspetos fundamentais para qualquer empresa que ambicione ser competitiva e obter sucesso.
____
Cláudio Tomanini, palestrante brasileiro, atua na área do Marketing e das Vendas há mais de trinta anos.
Professor do MBA da FGV – Fundação Getúlio Vargas, na cadeira de Gestão Estratégia de Vendas e Administração de Força de Vendas.
Consultor de Marketing e Vendas em diversas empresas sediadas no Brasil.
Ao longo da sua carreira ocupou cargos de Direção em diversas empresas brasileiras e multinacionais.
Autor de 5 livros, articulista de diversas publicações e apresentador em programas de TV.
Reside em São Paulo. Pai de dois filhos (3 e 27 anos).
___

