O desempenho dos centros comerciais europeus de segmento “outlet”, relativo ao primeiro semestre de 2023, destaca-se dos demais formatos do setor do retalho, de acordo com novos dados da consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W). Num desempenho muito homogéneo entre os principais operadores de “outlets”, registou-se um crescimento de vendas de +11,3% em relação ao primeiro semestre de 2019, e de 16,9% em relação ao mesmo período de 2022.
A resiliência do setor está comprovada em toda a Europa, com destaque para o Reino Unido. Este mercado registou um crescimento das vendas de +9,9% em relação ao primeiro semestre de 2019, mesmo num cenário de alguma retração da procura por parte dos consumidores e a eliminação do reembolso do IVA. No caso da Alemanha, que apresenta um índice menos positivo de confiança por parte dos consumidores, o crescimento foi de apenas 0,2% em relação ao primeiro semestre de 2019, ficando assim atrás da restante Europa, tendo, no entanto, aumentado as vendas em 19,1% comparativamente aos valores do primeiro semestre de 2022.
A Península Ibérica registou uma recuperação muito positiva, beneficiando do regresso dos turistas internacionais, bem como do lançamento de novas rotas no período de verão entre o continente americano e algumas cidades regionais, com um aumento de 18,7% nas vendas desde 2019. Esta evolução está em linha com a recuperação positiva da região após a pandemia em todos os segmentos de retalho, sustentada por um forte mercado ocupacional.
A Europa de Leste recuperou do impacto da guerra na Ucrânia em 2022, com um aumento de 16,7% desde 2022 e quase 3 pontos percentuais à frente do seu crescimento de 2019. Adicionalmente, a região registou um aumento de 26,7% nos gastos médios, um indicador de que os operadores estão a adaptar-se e a ter sucesso em ambientes operacionais difíceis.
O aumento das vendas em toda a Europa ocorre apesar de o número de visitantes ter registado uma ligeira queda em relação a 2019 (-1,4%). No entanto, o crescimento em 2023 face a 2022 reflete uma forte recuperação, com a Alemanha (+16,5%), a Europa de Leste (+7,7%), França e os Benelux (+13,5%), Suíça, Itália e Áustria (+15,4%) e a Península Ibérica (+12%), a registarem um crescimento de dois dígitos.
Tiago Pereira, Associate de Capital Markets na Cushman & Wakefield, comenta “Os números sólidos do segmento Outlet, com especial destaque para o desempenho Ibérico, mostram que este formato comercial segue de forma clara a tendência de crescimento de vendas também observada em Centros Comerciais e Retail Parks. A recuperação excecional dos níveis de turismo face aos anos pré-pandémicos, a abertura de novas rotas aéreas e um mercado ocupacional forte e dinâmico alicerçam este crescimento e comprovam a resiliência deste formato.”
Crescimento total das vendas
Região | H1 2023 v H1 2019 | H1 2023 v H1 2022 |
Reino Unido & Irlanda | 9.9% | 8.6% |
Alemanha | 0.2% | 19.1% |
França & Benelux | 13.3% | 17.8% |
Península Ibérica | 18.7% | 19.2% |
Suíça, Itália e Áustria | 10.7% | 21.2% |
Europa de Leste | 13.6% | 16.7% |
Crescimento total do número de visitantes
Região | H1 2023 v H1 2019 | H1 2023 v H1 2022 |
Reino Unido & Irlanda | 4% | 6.8% |
Alemanha | 8.2% | 16.5% |
França & Benelux | 2.8% | 13.5% |
Península Ibérica | 3.5% | 12% |
Suíça, Itália e Áustria | 4.2% | 15.4% |
Europa de Leste | 10.3% | 7.7% |