● O mês de abril mantém uma dinâmica de mercado negativa (-4%) comparativamente com o período homólogo de 2022, ainda assim a demonstrar uma recuperação em relação aos meses anteriores. A dinâmica de mercado é negativa, face a abril de 2022, sobretudo nos carros acima de 30 mil euros, apesar da procura e da oferta terem aumentado. A dinâmica é positiva (+12%) nos carros abaixo de 15 mil euros, mas sobretudo porque não há oferta.
● A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um crescimento de +5% em março de 2023, face ao mês homólogo de 2022. Regista ainda um crescimento de +6% em comparação com março de 2019.
● No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), há um crescimento de +35% em abril, face ao mesmo mês de 2019, e de +17% face a 2022, que se relaciona com a falta de stock nacional.
● O preço médio praticado pelos vendedores profissionais, que vinha a subir progressivamente desde agosto de 2021, mantém-se estabilizado desde novembro do ano passado até março de 2023, quando apresenta uma ligeira descida para 23.400€ que se mantém até ao mês de abril. Esta evolução representa, ainda assim, um aumento de cerca de +8% do preço face a abril de 2022, quando o valor médio se fixava em 21.750€.
● Nos modelos mais representativos no Standvirtual, com 50 mil quilómetros e a diesel, mantém-se a estabilização dos preços já verificada nos meses anteriores, nomeadamente o Renault Megane Sport Tourer (22.800€), bem como o Mercedes-Benz A180 (31.500€). O Renault Clio (18.000€) e o Nissan Qashqai (24.500€) revelam um ligeiro decréscimo dos preços, em relação ao mês de março.
● De acordo com os dados fornecidos pela BCA, os preços mantêm-se estáveis no comércio, mas aumentam ligeiramente no retalho em abril, face ao mês anterior.

