Empresa tecnológica é a última linha de defesa contra situações críticas no módulo I-Hab da nave Gateway
Inserido no programa Artemis da NASA e na colaboração com a Agencia Espacial Europeia (ESA) para a colocação de uma estação espacial em orbita da Lua, parte da equipa do Reino Unido do grupo da tecnológica portuguesa, Critical Software, especializada no desenvolvimento de soluções de software para suporte a sistemas críticos, carrega agora a responsabilidade da verificação e validação independente de software para o módulo de habitação International Habitat (I-Hab) da estação espacial Gateway. Um componente do programa que conta com um lançamento para órbita previsto para 2026 ou 2027.
No âmbito da parceria recorrente com a Agência Espacial Europeia (ESA), o contributo da Critical Software está a garantir a segurança de quatro astronautas que estarão, no máximo, 90 dias em órbita.
Rodrigo Pascoal, Gestor de Desenvolvimento de Negócio, na Critical Software, refere que “o I-Hab é para a Critical Software um voto de confiança por parte da ESA, com quem desenvolvemos o handbook de Independent Software Validation and Verification (ISVV)”.