O veículo 100% elétrico Kia EV6 foi uma das grandes estrelas na edição 2022 dos prestigiados prémios de design iF, ao obter quatro dos principais títulos atribuídos ao setor automóvel. Além de vencer na categoria de “Automóveis/Veículos”, o EV6 levou ainda a Kia à conquista noutras três áreas: “Lojas/Showrooms” (pelo espaço da marca “EV6 Unplugged Ground”), “Interface de Produto” (pelo sistema de informação e entretenimento do EV6) e “Têxtil/Painéis/Piso” (pelo material híbrido tridimensional GEONIC, utilizado no habitáculo do modelo).
Os resultados obtidos vêm demonstrar a excelência da nova filosofia de design da Kia, criada sob o tema “Opostos Unidos”, que procura levar a um novo patamar a conjugação das vertentes emocional e racional durante a experiência de utilização. Destacada foi ainda a nova abordagem adotada pela marca no que respeita à interação com os atuais e futuros clientes de veículos elétricos (EV).
Vencedor na categoria “Lojas/Showrooms”, o espaço da Kia denominado “EV6 Unplugged Ground”, localizado em Seongsu (Seoul,) foi criado para apresentar o EV6 aos visitantes de uma forma inovadora, através de zonas com experiências imersivas, ao mesmo tempo que demonstra o compromisso da marca quanto ao desenvolvimento de novas soluções de mobilidade e atuação sustentáveis.
O avançado sistema de informação e entretenimento do EV6 venceu o Prémio de Design iF 2022 na categoria “Interface de Produto”’. O ecrã panorâmico curvo e de alta resolução apoia e melhora a experiência do utilizador, em harmonia com o ambiente de alta tecnologia presente em todo o habitáculo. O design rompe definitivamente com a imagem circular tradicional presente nos veículos com motor de combustão, focando-se na apresentação de gráficos otimizados para uma condução 100% elétrica. A paleta de cores verde e violeta do sistema, que transmite uma “imagem moderna”, foi também destacada pelos membros do júri.
Já o avançado material interior GEONIC, criado no âmbito de uma parceria entre a Kia e a KOLON, recebeu o prémio destinado à categoria “Material de Design do Habitáculo”. Este composto híbrido tridimensional inclui várias camadas de poliuretano laminadas, o que permite criar um número ilimitado de padrões gráficos e um leque alargado de cores. Trata-se de uma técnica inovadora que expande consideravelmente as possibilidades de abordagem no design do habitáculo de um automóvel.
Desde a sua estreia, em 2021, o Kia EV6 obteve já diversos prémios, a par com um elevado reconhecimento da imprensa especializada mundial. A juntar aos agora recebidos, o EV6 conquistou também os títulos de “Carro do Ano” europeu, “Elétrico do Ano/Volante de Cristal” em Portugal, “Carro do Ano 2022” da “What Car?”, entre vários outros após o seu lançamento.
iF entre os mais importantes prémios de design mundiais
Este ano, os prémios iF receberam mais de 11 mil candidaturas de 57 países. Um total de 75 especialistas do setor, oriundos de 23 países, reuniram-se para avaliar e destacar diversos feitos notáveis na área do design, levando à fase de votação final uma seleção de 5424 candidaturas.
Criados em 1954 pela iF International Forum Design GmbH, uma das mais importantes instituições de design independentes do mundo, sediada em Hanover (Alemanha), os prémios de design iF contemplam nove disciplinas (Comunicação de Produto, Comunicação, Embalagem, Design de Serviço, Arquitetura, Arquitetura Interior, Experiência do Utilizador (UX), Interface do Utilizador (UI) e Conceitos Profissionais), divididas por 80 categorias. Todas as participações vencedoras são apresentadas em www.ifdesign.com e publicadas na aplicação iF Design App.
A cerimónia de entrega dos prémios de 2022 está marcada para o próximo dia 16 de maio, no Friedrichstadt-Palast, em Berlim.