Ter filhos, viver novas experiências sexuais ou ter uma aventura entre outras decisões, as que contribuem para uma rutura.
Ou já começaram ou estão quase a começar as férias para a maioria dos portugueses e, para muitos deles, esses dias de relax supõem um tempo extra para pensar e extrair conclusões sobre o que é satisfatório ou não, na vida de cada um. É hora de enfrentar desafios novos ou de mudar o que a algum não lhe gosta na vida a diário. E olhem como há mudanças!
Segundo pôde verificar o potente motor de busca de voos e hotéis www.jetcost.pt, um em cada cinco casais portugueses toma a decisão de divorciar-se ou acabar com o seu relacionamento, após uns dias de “lazer e divertimento” com o seu parceiro sentimental. Alguns não são tão radicais e decidem-se a tentar novas experiências sexuais ou a ter uma aventura, mudar de trabalho, mudar de casa ou comprar um animal de estimação sendo estas algumas das decisões que mais pessoas tomam durante as suas férias.
A equipa da Jetcost fez uma sondagem como parte de um estudo sobre as experiências dos portugueses durante as suas férias. O estudo foi feito envolvendo 1.000 pessoas, com mais de 18 anos e que foram casadas ou tiveram um relacionamento, mas que tivessem passado pelo menos uma semana de férias juntas nos últimos 12 meses.
Todos os entrevistados foram questionados primeiro, se tinham considerado alguma vez “mudar de vida” após as férias e quase três quartos deles (73%) responderam que sim. Em seguida foram questionados sobre qual a decisão que tinham tomado e que teve reflexo no futuro imediato, tendo sido estas as respostas mais comuns:
1. Deixar o trabalho – 23%.
2. Divórcio ou terminar um relacionamento – 21%.
3. Ter filhos – 18%.
4. Pôr-se em forma – 16%.
5. Comprar um animal de estimação – 14%.
6. Montar um negócio – 13%.
7. Mudar de casa – 11%.
8. Ter novas experiências sexuais – 9%.
9. Ter uma aventura – 8%.
10. Perseguir um sonho esquecido (escrever, cantar) – 7%.
Até três dos entrevistados responderam que decidiram mudar de religião quando regressaram.
Todos aqueles que decidiram mudar de vida foram questionados sobre como tinham recebido a notícia os amigos e os familiares, tendo uns 59% dito que aqueles que foram informados duvidaram que a decisão tivesse sido tomada apenas durante as férias.
Um porta-voz da Jetcost disse: “Passar as 24 horas do dia com os seus parceiros sentimentais durante as férias, pode ser uma faca de dois gumes para alguns. Algumas pessoas decidem divorciar-se ou romper o seu relacionamento, há quem decida ter filhos ou até mesmo quem decida ter um caso. O que fica claro é que há decisões que devem ser bem pensadas a frio e não baseadas na experiência de apenas alguns dias. Por outro lado, as férias também são um momento de descontração onde se pode ter mais tempo para pensar sobre as decisões a tomar e como gostaria a cada um que fosse diferente podendo assim recarregar a energia suficiente para tomar uma decisão que muda radicalmente a vida de cada um.”