- Uma nova etapa na implementação do plano estratégico da Dacia.
- Uma nova identidade visual para uma marca moderna e mais digital, mas sempre fiel ao seu ADN.
- Novo logo e emblema, simplicidade e robustez incorporadas.
- A Dacia muda para o verde e revela uma faceta mais virada para o exterior.
- Um novo universo visual e gráfico que será, progressivamente, implementado a partir de junho de 2021.
Desde a sua origem, a Dacia não parou de quebrar os padrões estabelecidos e revela-se, hoje, sob uma nova luz, mais assertiva, contemporânea e autêntica. Todo um novo capítulo na história da Dacia.
NOVAS AMBIÇÕES
Desde a apresentação do seu plano estratégico para 2021 que a Dacia anunciou que toda uma nova página na história da marca se iria abrir! Esta toma forma, hoje, com a evolução da imagem: novo logo, novo emblema, novas cores, novo território… mas sem renunciar as suas origens.
Se a receita que esteve na origem do sucesso da marca permanece a mesma, é sob a luz de um novo dia que ela se apresenta para reafirmar os seus valores de simplicidade, autenticidade e robustez, sempre a um preço competitivo
Denis Le Vot, Diretor Geral, carateriza a Dacia como “a marca que redefine, permanentemente, o que é essencial na indústria automóvel”. A marca que combina o “acessível” com o “atrativo”. Um posicionamento sempre único no mercado e que será reforçado, nos próximos anos, como o próprio explica neste vídeo.

Novo emblema Dacia
A renovada Dacia é devidamente incarnada nos novos logotipo e emblema, símbolos de uma marca singular e que continua a afirmar-se.
Estes dois elementos foram desenhados internamente pela equipa de Design, com o objetivo de expressar o essencial e as pedras angulares da marca desde a sua origem.
O logotipo, um elemento central da nova identidade visual, inspira robustez e estabilidade desde o primeiro olhar. O desenho das letras é, propositadamente, minimalista – o D é um C invertido – como se incorporasse o espírito frugal e inteligente da marca. Esta impressão geométrica do logótipo dá, à sequência de letras, um movimento de inspiração quase mecânico.
Primordial ao logótipo, o emblema representa o encontro do D e do C, como duas peças que se ligam para formar o elo de uma corrente, símbolo de solidez e da ligação. Um poderoso elemento gráfico, o emblema tornará fácil a identificação da marca mesmo à distância.
Simples e facilmente legíveis, estes dois elementos marcantes são apresentados de forma clara, para relembrar, com uma reconfortante confiança, a solidez dos automóveis Dacia, companheiros diários de milhões de clientes.
Todo o universo gráfico é deliberadamente simples e “limpo”, para relembrar que a Dacia é uma marca que se concentra no essencial. Os vários elementos que o compõem transmitem coerência ao conjunto, permitindo ao mesmo tempo a criação de conteúdos digitais enriquecidos. De acordo com o espírito geral da marca, este grafismo é ao mesmo tempo robusto e flexível. Por exemplo, o papel da ponta da “seta” gerada pelo D no logótipo é conduzir o olho para o essencial e potenciar o movimento de uma marca que está, decididamente, virada para o futuro.
A DACIA ADOPTOU O VERDE
A paleta de cores, em torno de um verde-caqui, pretende evocar a proximidade da marca com a natureza, ponto de referência para os nossos clientes e um território onde os automóveis Dacia exploram, na plenitude, as suas capacidades, como é exemplo o icónico Duster.
As cores secundárias completam a gama:
- Cores mais “terra”: três cores secundárias mais “terrosas” – Caqui escuro, Terracota e areia.
- Duas outras cores secundárias – um laranja e um verde vivo – completam a paleta e acrescentam um toque mais “tecnicista”.
O espírito da marca está também ele incorporado na nova abordagem iconográfica, simbolizando o desejo de liberdade, de recarregar as baterias, de voltar ao que é essencial. Estas são necessidades generalizadas, que levam as pessoas a concentrarem-se no que realmente importa e a desligarem-se do supérfluo. Dacia, Tudo. Simplesmente.
LANÇAMENTO EM VÁRIAS ETAPAS
A partir de junho de 2021, a nova identidade da marca vai ser apresentada através de vários canais de comunicação: sites da marca, publicidade, brochuras… Os pontos de venda da Dacia adaptarão, gradualmente, a nova identidade da marca, a partir do começo de 2022. Enquanto os automóveis passam a envergar o novo logótipo e o emblema, na segunda metade de 2022.
Mais informações sobre a história da marca disponíveis em:
- La petite marque qui voit grand https://en.media.renaultgroup.com/news/dacia-the-small-brand-that-thinks-big-8d46-989c5.html
- Histoire détaillée de la marque https://www.dacia.pt/historia.html
E marcamos encontro a 29 de junho para descobrir, mais em detalhe, o trabalho em torno da mudança de identidade da marca Dacia.