A Mercadona reforça o seu compromisso com a qualidade de vida de todos os seus “Chefes” (clientes) que têm doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, com uma campanha que teve início no dia 10 de maio e que culminará no dia 16, Dia Internacional do Celíaco. Nesta “Semana do Celíaco” pode encontrar, tanto nas lojas como nos canais oficiais da Mercadona, ações de sensibilização da sociedade para esta doença, destacando o sortido sem glúten que conta sempre com toda a informação nas embalagens.
A Mercadona mantém um compromisso importante com a comunidade celíaca nos locais onde está presente, pelo que colabora em Portugal com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC). A empresa trabalha para oferecer produtos com a máxima segurança alimentar, a melhor qualidade a preços imbatíveis, seja com ou sem glúten. Atualmente, a empresa detém em Portugal uma ampla variedade de produtos sem glúten, contando com cerca de 700 produtos livres desta proteína no seu sortido, claramente identificados nas embalagens através de um selo exclusivo.
A Mercadona, disponibiliza aos consumidores, através dos selos colocados nas embalagens, todas as informações de que precisam. Assim, a presença de algum alergénio é destacada na lista de ingredientes, o selo Sem Glúten é incluído sempre que o produto é adequado para celíacos e o fabricante do produto e o nome da empresa são sempre identificados, oferecendo a máxima transparência com o “Chefe”. Além disso, a empresa oferece um serviço gratuito de apoio ao cliente para canalizar dúvidas e sugestões, encaminhando-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.
De acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos, estima-se que a doença afete 1 a 3% dos portugueses, no entanto, apenas entre 10 e 15 mil casos estão diagnosticados, sendo esta uma doença largamente subdiagnosticada, já que se estima que o número real de celíacos possa oscilar entre os 70.000 e os 100.000 em Portugal.
Colaboração com Associações
Em Espanha, a Mercadona colabora há mais de 20 anos com várias entidades de referência, como a Federação de Associações de Celíacos de Espanha (FACE) e as suas associações nas comunidades autónomas espanholas, Celíacos da Catalunha (SMAP), a Associação de Intolerantes à Lactose de Espanha (ADILAC), a Associação de Celíacos e Sensíveis ao Glúten (ACSG) e a Associação Espanhola de Pessoas com Alergia a Alimentos e Látex (AEPNAA).
Em Portugal, a Mercadona mantém também um compromisso importante com a comunidade celíaca e, para o reforçar, assinou em 2020 um acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos.
Esta colaboração visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca. Com este acordo, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio e diálogo constantes e partilha de informação de forma bidirecional. Além disso, em abril deste ano, a Mercadona assinou um protocolo de colaboração com a DECO (Associação Portuguesa Para a Defesa do
Consumidor), focado na satisfação integral dos seus “Chefes” (clientes), e que ajudará a reforçar o trabalho desenvolvido, em conjunto, por ambas as organizações e a materialização de ações formativas e informativas em benefício do consumidor.
Poderá encontrar mais informação sobre a doença celíaca na página da APC: https://www.celiacos.org.pt/