Já 89% prevê um grande aumento em termos de procura / oferta do arrendamento de longa duração e 64% crê numa grande quebra do arrendamento de curta duração
Principais conclusões:
- O número de agentes que admite não ter feito qualquer transação passou de aproximadamente 49% em abril para cerca de 28% em junho, uma diminuição bastante significativa e que reflete uma evidente abertura do mercado.
- Outro indicador pertinente prende-se com a perceção de um aumento da procura em termos globais. Registou-se um subida significativa (+18%) no número de inquiridos que considera ter aumentado o nº de clientes compradores interessados em adquirir casas nas últimas semanas (de 8% em abril para 26% em junho).
- Ainda sobre os preços, ao compararmos estes resultados com os do inquérito de abril, no qual somente 35% dos agentes imobiliários acreditavam numa estabilização deste indicador e 62% anteviam uma diminuição (agora apenas 36%), nota-se um maior otimismo no setor.
- Sobre o arrendamento, complementando os dados partilhados em cima, é interessante perceber-se que em abril eram mais os profissionais que acreditavam numa redução do arrendamento de curta duração (73%) e menos os que previam uma subida do arrendamento de longa duração (79%).
- No que concerne à venda de imóveis, a perceção de que o mercado se irá manter parece agora (57%) mais predominante do que em abril (40%). O número de inquiridos que consideram que este segmento irá recuar também diminuiu ao passar de 52% em abril para 30% em junho.
- Quando questionados se recorreram a alguma das medidas de apoio do Governo nesta fase, há agora mais profissionais a indicarem que não (68% em junho vs 62% em abril) e menos a indicarem que sim (32% vs 38%). O lay-off (70%) e as moratórias de pagamento de créditos (24%) reforçam a liderança que já evidenciavam em abril.
O Imovirtual acaba de divulgar os resultados de um inquérito sobre o impacto da Covid-19 no setor, realizado a mais de 3000 Profissionais, no qual obteve 481 respostas provenientes das várias regiões do país. As conclusões divulgadas refletem uma análise efetuada não apenas às respostas agora obtidas como também ao cruzamento destas com as 476 conseguidas num inquérito similar feito no passado mês de abril.
Para mais informações consulte o estudo na íntegra aqui: https://www.imovirtual.com/noticias/atualidade/pesquisa-72-dos-nossos-clientes-profissionais-realizaram