A quinta edição do relatório do Radar de Tendências Logísticas, produzido pela DHL, revela as principais tendências que irão afectar a indústria logística nos próximos anos. A análise, que pode ser descarregada aqui, é o resultado de um extenso estudo de macro e micro tendências, bem como da partilha de conhecimentos de uma grande rede de parceiros da empresa que, entre outros perfis, incluem institutos de investigação, empresas de TIC, startups e clientes do operador logístico.
“Como especialistas em logística, é importante para nós antecipar futuros desafios e visualizar antecipadamente possíveis soluções para melhor aconselhar os nossos clientes. As três megatendências predominantes que identificámos não são desconhecidas: novas tecnologias, crescimento exponencial do comércio eletrónico e sustentabilidade. Mas algumas áreas irão evoluir mais rapidamente do que outras, pelo que há necessidade de compreender as microtendências subjacentes e o seu impacto na logística. Além do impacto da COVID-19 no comércio global e em toda a força de trabalho. Como líder global em logística, temos os conhecimentos, os meios e a experiência para avaliar a situação”, explica Katja Busch, diretora comercial da DHL.
Nos últimos dois anos, mais de 20.000 profissionais de logística e especialistas em tecnologia partilharam as suas perspetivas sobre o futuro da indústria em visitas aos Centros de Inovação da DHL. Todas as lições aprendidas são consolidadas e refletidas no último Radar de Tendências Logísticas, que foi desenvolvido como uma ferramenta de previsão dinâmica e estratégica que não só acompanha a evolução das tendências identificadas nas quatro edições anteriores do relatório, mas também identifica novas e futuras tendências.
Para Matthias Heutger, Vice-Presidente Sénior, Chefe Global de Inovação e Desenvolvimento Comercial da DHL, “o próximo grande desafio será preparar a mão-de-obra logística para o futuro através de formação e melhor gestão de operações cada vez mais sofisticadas tecnologicamente. Nos próximos anos, isto estará no centro das agendas estratégicas de gestão da cadeia de fornecimento das organizações. O Radar de Tendências Logísticas 2020 serve como sismógrafo para tendências futuras. Com base em dados dos últimos sete anos, podemos fazer previsões a longo prazo e assim ajudar os nossos parceiros e clientes a criar roteiros para os seus negócios, bem como ajudar a estruturar e criar sinergias entre a investigação de ponta e as inovações líderes da indústria. Nesta edição do relatório, vemos que o impacto da COVID-19 é um poderoso acelerador de algumas das tendências já identificadas, tais como Grandes Dados, robótica, automação ou IoT, todas suportadas pelo avanço contínuo da inteligência artificial”.
Aceleração dos processos de transformação
A quinta edição do Radar de Tendências Logísticas mostra que a DHL está a experimentar uma estabilização global das tendências predominantes ao longo dos últimos quatro anos. No entanto, com a indústria logística a resistir à atual pandemia global, os processos de transformação aceleraram-se. A COVID-19 impulsionou mudanças na recente inovação logística, automatização e digitalização mais rapidamente do que a própria indústria tem feito em anos. Em contraste, muitas tendências inicialmente consideradas revolucionárias para a indústria logística, tais como veículos e drones autónomos, ainda não foram capazes de desdobrar todo o seu potencial disruptivo, principalmente devido a lacunas legislativas, inconvenientes técnicos e aceitação social ainda limitada.
Observa-se também que os mercados logísticos estão a consolidar-se em algumas plataformas líderes, bem como um movimento significativo do sector dos transportes para entrar no mercado online com as suas próprias propostas, apoiado por fortes redes logísticas globais. Neste novo contexto, os profissionais de logística devem familiarizar-se com tecnologias altamente inovadoras, tais como computação em nuvem, robótica colaborativa, análise de grandes dados, inteligência artificial ou IoT, entre outras, e saber como geri-las e aplicá-las ao seu dia-a-dia empresarial. A modernização de todos os pontos de contacto da cadeia de abastecimento, do princípio ao fim, é um imperativo para o sucesso a longo prazo. Aqueles que adotam e escalam novas tecnologias e melhoram as competências da sua força de trabalho, mais rapidamente terão uma maior vantagem competitiva no mercado.
O comércio eletrónico continua a impulsionar a agenda de inovação e sustentabilidade
O comércio eletrónico continua a crescer fortemente e, no entanto, representa apenas uma pequena parte do mercado retalhista global de consumo. Espera-se que o comércio eletrónico empresa-a-empresa siga o mesmo caminho, e não percamos de vista o facto de que este mercado B2B é três vezes maior do que o mercado de consumo. A pandemia de Coronavírus serviu não só para acelerar o crescimento do comércio eletrónico, mas também a agenda de inovação da cadeia de fornecimento. As principais mudanças para a escala e adoção de novas tecnologias, tais como a automação física inteligente, ferramentas de visibilidade alimentadas por IoT, ou as capacidades preditivas da inteligência artificial, determinarão em última análise a capacidade de satisfazer a procura crescente dos clientes e de assegurar posições de liderança na indústria no futuro.
Outro ponto interessante revelado pelo relatório é que à medida que governos, cidades e fornecedores de soluções se comprometem cada vez mais a reduzir as emissões de CO2 e a geração de resíduos, a sustentabilidade tornou-se um imperativo para a indústria da logística. O sector colocou assim na vanguarda da agenda da cadeia de abastecimento a implementação de novas iniciativas e modelos para responder à procura crescente de soluções sustentáveis para reduzir os resíduos, tirar partido de novas técnicas de propulsão e otimizar as instalações.
Por exemplo, note que existem atualmente mais de 90 proibições à utilização de plásticos de utilização única; ou que embalagens volumosas geram 40% de espaço vazio – e subutilizado – em embalagens, tornando inevitável repensar a forma como a embalagem é feita. A logística sustentável (otimização de processos, materiais, novas técnicas de propulsão e instalações inteligentes) tem um enorme potencial para avançar para um modelo mais amigo do ambiente. A utilização de contentores inteligentes no transporte será também importante no desenvolvimento de formatos ecológicos para a entrega na última milha em cidades congestionadas.
A DHL publica regularmente o seu relatório de Radar de Tendências Logísticas como uma ferramenta chave para a comunidade logística global. Tanto dentro da DHL como em toda a indústria, tornou-se uma referência aclamada para definir novas estratégias e inovação, bem como uma ferramenta extremamente útil para moldar a direção de tendências específicas, incluindo as mais recentes: embalagem sustentável, tecnologia 5G, robótica e a utilização do modelo de gémeos digitais.