As pessoas recorrem à inteligência artificial para as ajudar a desenvolverem-se profissionalmente, depois da pandemia da COVID-19 as ter deixado isoladas e desvinculadas das suas próprias vidas, de acordo com um estudo da Oracle e da Workplace Intelligence, uma empresa de investigação e consultoria em recursos humanos. O estudo, realizado com mais de 14.600 funcionários, gestores, diretores de recursos humanos e executivos de alto nível de 13 países, revela que as pessoas sentiram, em todo o mundo, que a sua vida pessoal e profissional estagnou, mas que estão dispostas a retomar o controlo do seu futuro.
Os funcionários de todo o mundo sentem-se isolados, desligados e fora de controlo
Após todos os períodos de confinamento e a constante incerteza resultante da pandemia, muitos funcionários estão a sofrer de instabilidade emocional e sentem que perderam o controlo das suas vidas e das suas carreiras.
- 80% das pessoas foram afetadas negativamente durante o último ano; muitas tiveram problemas económicos (29%), problemas de saúde mental (28%), falta de motivação profissional (25%) e sentiram-se desvinculadas das suas próprias vidas (23%).
- 62% consideram que 2021 foi o ano mais stressante no trabalho. Mais de metade (52%) teve mais problemas de saúde mental no trabalho em 2021 que em 2020.
- O número de pessoas que acreditam ter pouco ou nenhum controlo sobre as suas vidas pessoais e profissionais duplicou desde o início da pandemia. Reconhecem ter perdido o controlo do seu futuro (43%), das suas vidas pessoais (46%), das suas carreiras (41%) e das suas relações (39%).
- 76% sentem que estagnaram nas suas vidas pessoais, sentem ansiedade em relação ao futuro (31%), sentem-se presos à mesma rotina (27%) e sentem-se mais sós que nunca (26%).
As pessoas estão motivadas para fazer mudanças, mas enfrentam grandes desafios
Apesar das dificuldades do último ano, as pessoas em todo o mundo estão ansiosas por fazer mudanças nas suas vidas profissionais.
- 93% utilizaram o ano passado para refletir sobre as suas vidas, enquanto 88% afirmaram que o seu conceito de sucesso tinha mudado desde a pandemia, sendo agora as suas principais prioridades o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (42%), a saúde mental (37%) e a flexibilidade laboral (3%).
- 75% das pessoas acreditam que estagnaram profissionalmente, devido à falta de oportunidades de crescimento para progredir nas suas carreiras profissionais (25%) e sentem-se demasiado sobrecarregadas para fazer mudanças (22%).
- 70% afirmam que o facto de terem sentido que as suas carreiras profissionais estagnaram teve um impacto negativo na sua vida pessoal, além de lhes causar mais stress e ansiedade (40%), fazendo com que se sentissem presos pessoalmente (29%) e desconectados das suas vidas (27%).
- 83% estão dispostos a fazer mudanças, enquanto 76% admitem estar a enfrentar grandes dificuldades. As principais dificuldades incluem a instabilidade económica (22%), não saber qual a mudança de carreira adequada (20%), a falta de segurança para fazer uma mudança (20%) e a falta de oportunidades de crescimento nas suas empresas (20%).
- Olhando para 2022, o desenvolvimento profissional é uma prioridade e são muitas as pessoas que estão dispostas a renunciar a direitos essenciais como os dias de férias (52%), os bónus financeiros (51%) e até uma parte dos seus salários (43%) para obterem mais oportunidades profissionais.
- No entanto, 85% dos funcionários em todo o mundo estão insatisfeitos com o apoio que recebem da sua empresa. Esperam que as organizações proporcionem mais formação e desenvolvimento de competências (34%), salários mais elevados (31%) e oportunidades para assumir novas responsabilidades dentro da sua empresa (30%).
Os funcionários de todo o mundo estão ansiosos por adquirir novas competências e recorrem à tecnologia para obter ajuda
Para reter e desenvolver os melhores talentos em plena mudança de dinâmica do lugar de trabalho, as empresas devem prestar mais atenção do que nunca às necessidades dos funcionários e aproveitar a tecnologia para melhor apoiá-los.
- 85% das pessoas querem que a tecnologia as ajude a definir o seu futuro, identificando as competências que devem desenvolver (36%), recomendando formas de adquirir novas competências (36%) e fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para alcançarem os seus objetivos profissionais (32%).
- 75% fariam mudanças nas suas vidas com base nas recomendações de uma inteligência artificial.
- 82% das pessoas acreditam que a IA pode apoiar as suas carreiras profissionais melhor do que os humanos, fornecendo recomendações imparciais (37%), respondendo rapidamente a perguntas sobre a sua carreira (33%) ou encontrando novos trabalhos que se ajustem às suas competências atuais (32%).
- Ainda assim, as pessoas acreditam que os humanos continuam a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de uma carreira profissional e consideram que são melhores a oferecer ajuda através de conselhos baseados na experiência pessoal (46%), identificando pontos fortes e fracos (44%) e investigando além do currículo para recomendar cargos que se adaptem à personalidade de cada um (41%).
- 87% acreditam que a sua empresa deveria esforçar-se mais por saber quais são as suas necessidades e 55% preferem ficar numa empresa que possua tecnologias avançadas como a inteligência artificial para apoiar o crescimento profissional.
“A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde trabalhamos e, de acordo com muitas pessoas, para quem trabalhamos. Embora tenha havido muitas dificuldades tanto para os funcionários como para as empresas, foi uma oportunidade para melhorar o lugar de trabalho”, explica Dan Schawbel, sócio-gerente da Workplace Intelligence. “Os resultados mostram claramente que o investimento em competências e no desenvolvimento de carreiras profissionais é agora um fator diferenciador fundamental para as empresas, uma vez que desempenha um papel importante para que os funcionários se sintam no controlo da sua vida pessoal e profissional. As empresas que investem nos seus funcionários e os ajudam a encontrar oportunidades colherão os benefícios de uma força de trabalho produtiva e empenhada”, acrescenta.
“O último ano foi um ponto de viragem para o futuro do trabalho. Surpreendentemente, no meio do stress, ansiedade e solidão provocados pela pandemia global, os funcionários encontraram a sua voz, fortaleceram-se e agora defendem o que querem”, afirma Alén Fernández, diretor de negócios da Oracle Cloud HCM. “A natureza mutável do lugar de trabalho transformou a conceção de sucesso e restabeleceu as expectativas das pessoas sobre como as organizações podem melhor apoiá-las. Para atrair e reter talentos, as empresas devem dar maior prioridade a ajudar os seus funcionários a identificar e desenvolver novas competências, e fornecer-lhes planos de carreira personalizados para que possam recuperar o controlo das suas carreiras”.