- Bom desempenho do negócio em 2021 num ambiente de mercado desafiante:
- As vendas do grupo alcançaram 20,1 mil milhões de euros, +7,8% de crescimento orgânico
- Lucro operacional* aumenta para 2.700 milhões de euros, +4,2%
- Margem EBIT* ao nível do ano anterior: 13,4%
- Lucro por ação preferencial (EPS)*: 4,56 euros, +9,2% ajustado para efeitos cambiais
- Bom fluxo de caixa livre de 1.500 milhões de euros, posição financeira líquida significativamente melhorada
- Dividendo proposto ao nível do ano anterior: 1,85 euros por ação preferencial
- Perspetivas para 2022 e ambição financeira a médio e longo prazo sem alterações
- Implementação consistente da agenda de Crescimento Propositado desde 2020
- Medidas chave para levar a agenda de crescimento estratégico ao próximo nível:
- Foi iniciado o processo de integração de Laundry & Home Care e Beauty Care numa plataforma multicategoria com cerca de 10.000 milhões de euros em vendas
- Planificação da otimização do portefólio no negócio de bens de consumo
- Iniciado programa de recompra de ações com volume de até 1.000 milhões de euros
- Venture Fund II com um volume total de 150 milhões de euros
- Nova estratégia e objetivos de sustentabilidade
“No geral, registámos um bom desempenho empresarial em 2021, onde promovemos constantemente a implementação da nossa agenda estratégica – apesar de nos encontrarmos um ambiente de mercado muito desafiante, com interrupções sem precedentes nas cadeias de abastecimento globais, da escassez de matérias-primas essenciais e dos preços significativamente crescentes, no geral”, refere o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
“Registamos um crescimento orgânico em todas as unidades de negócio, e mantivemos a nossa margem estável e obtivemos um aumento muito forte nos lucros por ação preferencial. Esta é a conquista da nossa equipa global da Henkel: juntos, conseguimos avançar na nossa agenda de Crescimento Propositado – mesmo nestes tempos difíceis. Gostaria de agradecer a todos os funcionários pelo seu extraordinário compromisso, e particularmente aqueles que mantiveram em funcionamento a nossa produção e processos críticos para o nosso negócio”.
A Henkel alcançou vendas orgânicas de cerca de 20.100 milhões de euros no ano fiscal de 2021. Isto corresponde a um crescimento orgânico das vendas de 7,8% em comparação com 2020. Uma recuperação significativa da procura nos negócios industriais e de cabeleireiro tiveram um efeito particularmente positivo. No negócio de bens de consumo, a procura em muitas categorias voltou aos padrões normais, em comparação com o ano anterior de 2020, quando a procura foi particularmente forte por produtos de higiene e limpeza, bem como coloração capilar, enquanto a procura por produtos de styling era menos forte. Ao mesmo tempo, o impacto do aumento significativo dos preços das matérias-primas e da logística, bem como os efeitos da moeda, afetaram a rentabilidade no ano fiscal de 2021. Graças a volumes de vendas significativamente maiores, ao aumento bem-sucedido de alguns preços, a gestão ativa dos custos e os ajustes estruturais em curso, a Henkel conseguiu mais do que compensar o impacto nos seus lucros. O lucro operacional ajustado aumentou 4,2% para 2.700 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas foi de 13,4% em relação ao ano anterior, e o lucro ajustado por ação preferencial subiu para 4,56 euros. Isso representa uma melhoria significativamente de 9,2% em taxas de câmbio constantes.
Com base nesses resultados, a Henkel irá propor um dividendo estável de 1,85 euros por ação preferencial e 1,83 euros por ação ordinária aos seus acionistas na próxima Assembleia Geral Anual. Isto equivale a uma taxa de pagamento de 40,5%, que está ligeiramente acima da faixa alvo de 30 a 40% do lucro líquido ajustado após participações minoritárias. A empresa pagou um dividendo estável desde o início da pandemia de Covid-19.
Além disso, a Henkel anunciou um programa de recompra de ações com um volume de até 1.000 milhões de euros no final de janeiro de 2022 e já iniciou a sua implementação no mês de fevereiro. A Henkel planeia recomprar ações preferenciais com um valor total de até 800 milhões de euros e ações ordinárias por um valor total de até 200 milhões de euros. Espera-se que o programa seja realizado o mais tardar até 31 de março de 2023.
Desempenho das vendas e lucros do grupo no ano fiscal de 2021
As vendas do Grupo Henkel atingiram 20.066 milhões de euros no ano fiscal de 2021. Isto corresponde a um crescimento nominal de 4,2% e a um significativo crescimento orgânico das vendas de 7,8%. O impacto das aquisições e desinvestimento nas vendas foi ligeiramente negativo em -0,1%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -3,5% nas vendas.
A unidade de negócios de Adhesive Technologies apresentou um crescimento orgânico das vendas de dois dígitos de 13,4%, impulsionado principalmente por uma recuperação significativa na procura industrial, em comparação com o período do ano anterior, que foi fortemente afetado pela pandemia de Covid-19. As vendas da unidade de negócios de Beauty Care cresceram organicamente em 1,4%. Enquanto a recuperação dos negócios dos cabeleireiros teve um efeito positivo, o negócio de consumo de Beauty Care foi afetado principalmente por uma normalização da procura na categoria de cuidado corporal e mostrou um desenvolvimento decrescente. A unidade de negócio de Laundry & Home Care obteve um forte crescimento orgânico das vendas de 3,9%, e ambas as áreas de negócios, tanto Laundry Care como Home Care, apresentaram um forte desempenho.
Os mercados emergentes alcançaram um crescimento orgânico das vendas de dois dígitos, de 15,4%. Os negócios nos mercados maduros registaram um bom desempenho das vendas orgânicas de 2,5%.
O lucro operacional ajustado (EBIT ajustada) aumentou 4,2% para 2.686 milhões de euros em 2021, em comparação com 2.579 milhões de euros no ano fiscal de 2020. O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT ajustada) atingiu o nível do ano anterior de 13,4%.
O lucro ajustado por ação preferencial aumentou 7,0% para 4,56 euros (ano anterior: 4,26 euros). Em taxas de câmbio constantes, o lucro ajustado por ação preferencial aumentou em 9,2%.
O capital de giro líquido aumentou para 2,2%, o que representa um aumento de 1,5%, em comparação com o valor excecionalmente baixo de 0,7% do ano anterior. Assim, o capital de giro líquido está a voltar aos níveis normais. Em comparação com o nível pré-crise de 2019, melhorou 1,7%.
O fluxo de caixa livre totalizou 1.478 milhões de euros, abaixo do valor do ano anterior (2020: 2.340 milhões de euros), que havia sido impulsionado por um declínio incomumente acentuado no capital de giro líquido no fluxo de caixa das atividades operacionais.
A posição financeira líquida melhorou significativamente, principalmente devido ao bom fluxo de caixa livre. A partir de 31 de dezembro de 2021, a posição financeira líquida totalizou -292 milhões de euros (31 de dezembro de 2020: -888 milhões de euros).
Desempenho das unidades de negócios no ano fiscal de 2021
As vendas da unidade de negócios de Adhesive Technologies aumentaram 11,0% em termos nominais no ano fiscal de 2021, atingindo 9.641 milhões de euros. Organicamente, as vendas aumentaram 13,4%. Esse crescimento foi impulsionado tanto por volumes significativamente maiores, como por um aumento constante nos preços ao longo do ano. O crescimento nos primeiros seis meses do ano foi caracterizado por uma recuperação generalizada na procura industrial impulsionada pelo volume, em comparação com o período do ano anterior, que havia sido fortemente afetada pela pandemia de Covid-19. O crescimento orgânico das vendas no segundo semestre do ano foi impulsionado tanto por um forte desenvolvimento de volume, como, cada vez mais, pelo aumento dos preços. Com 1.561 milhões de euros, o resultado operacional ajustado foi significativamente superior ao nível do ano anterior (1.320 milhões de euros). O retorno ajustado sobre as vendas aumentou 100 pontos base e atingiu 16,2%, impactado positivamente, em particular, pelo crescimento percentual das vendas de dois dígitos.
Na unidade de negócios de Beauty Care, as vendas caíram nominalmente em -2,0% no ano fiscal de 2021, para 3.678 milhões de euros. Organicamente, as vendas aumentaram 1,4%. Isto deve-se a diferentes desenvolvimentos. Enquanto a significativa recuperação no negócio dos cabeleireiros teve um efeito positivo, o negócio de consumo foi afetado por uma normalização da procura na categoria de cuidado corporal registou um desenvolvimento decrescente. O lucro operacional ajustado atingiu 351 milhões de euros (ano anterior: 377 milhões de euros). O retorno ajustado sobre as vendas caiu para 9,5% (ano anterior: 10,0%). Isto deve-se, entre outros, a maiores investimentos em marketing e publicidade, e preços de matérias-primas significativamente mais altos.
As vendas da unidade de negócios de Laundry & Home Care caíram -1,5% em termos nominais para 6.605 milhões de euros no ano fiscal de 2021. Organicamente, as vendas aumentaram 3,9%. Com 904 milhões de euros, o lucro operacional ajustado ficou abaixo do nível do ano anterior (1.004 milhões de euros). O retorno ajustado sobre as vendas diminuiu 130 pontos-base para 13,7%, principalmente devido ao impacto dos preços das matérias-primas e da logística significativamente mais altos.
Perspetivas 2022
As perspetivas para o ano fiscal de 2022, já divulgadas no final de janeiro, permanecem sem alterações. Considerando a elevada incerteza e a volatilidade do mercado, bem como o impacto dos novos aumentos substanciais nos custos das matérias-primas e de logística, a empresa espera um crescimento orgânico das vendas na faixa de 2 a 4% e um retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) entre 11,5 e 13,5%. Ao nível do Grupo, a Henkel espera que o lucro ajustado por ação preferencial (EPS) se desenvolva numa faixa entre -15 a +5% (em taxas de câmbio constantes) no ano fiscal de 2022.
Gestão do portefólio executada como planeado
Como parte da gestão ativa do portefólio, a Henkel estabeleceu o objetivo no início de 2020 de descontinuar ou desinvestir em marcas e negócios com um volume de vendas de cerca de 500 milhões de euros até ao final de 2021. Conforme planeado, a Henkel assinou acordos de desinvestimento, concluiu desinvestimentos ou interrompeu atividades até ao final de 2021 com um volume total de vendas de cerca de 500 milhões de euros. A maioria destas medidas sobre o portefólio encontram-se nas áreas de negócios de Beauty Care e Laundry & Home Care, por exemplo, o desinvestimento das marcas Right Guard e Dry Idea.
Além disso, a Henkel também fortaleceu estrategicamente o seu portefólio em 2021 com uma aquisição promissora e de alto crescimento. Na unidade de negócio de Laundry & Home Care, a Henkel ampliou ainda mais a sua posição no mercado francês com a aquisição da Swania. O seu portefólio está representado em segmentos de mercado muito atrativos e rentáveis, que complementa o portefólio da Henkel com marcas inovadoras e consolidadas, como Maison Verte e YOU.
No início de fevereiro de 2022, a Henkel fortaleceu ainda mais o seu portefólio professional com a aquisição dos negócios de Hair Professional da Shiseido na Ásia-Pacífico. A transação inclui produtos profissionais premium com vendas de mais de 100 milhões de euros no ano fiscal de 2021. Ao expandir o seu negócio profissional na Ásia-Pacífico, a Henkel tornar-se-á um dos principais players nesta região altamente dinâmica com um atrativo potencial de crescimento no futuro.
Inovações lançadas com sucesso
Na área de inovações bem-sucedidas, a Henkel fez mais progressos no ano fiscal de 2021. Aqui, também contribuíram as fábricas de ideias internas e as equipas de incubação que se estabeleceram no ano passado nas unidades de negócios de Beauty Care e Laundry & Home Care. Na unidade de negócios de Adhesive Technologies, foi inaugurado um novo centro global de inovação em Düsseldorf com um investimento total de cerca de 130 milhões de euros. Além disso, já teve início o trabalho na construção de outro centro de inovação de última geração para a unidade de negócios de Adhesive Technologies em Xangai.
No ano fiscal de 2021, a Henkel introduziu novamente com sucesso muitas inovações no mercado e apoiou-as adequadamente com investimentos. Na unidade de negócios de Adhesive Technologies, a Henkel, por exemplo, desenvolveu e lançou soluções para a indústria automóvel, em que tecnologias adesivas sustentáveis apoiam a dissipação térmica. Além disso, adesivos inovadores permitem o desenvolvimento de soluções de embalagens sustentáveis.
Na unidade de negócios de Beauty Care, a Henkel relançou extensivamente a marca de penteados Taft, bem como a marca de coloração capilar Igora Royal e foram lançadas inovações de sucesso no segmento de Hair Care. Além disso, a gama da marca sustentável Nature Box foi expandida com mais produtos em forma sólida e embalagens de recarga.
Na unidade de negócios de Laundry & Home Care, as cápsulas de detergentes foram reforçadas por inovações que abrangem todos os segmentos de preços e estão disponíveis em várias marcas, incluindo Perwoll. A Henkel também lançou as barras sustentáveis Persil Eco Power em alguns países europeus em lojas de retalho. As inovações na área de agentes de limpeza incluem as cápsulas para a máquina de lavar loiça “Sommat Excellence”:
A Henkel também lançou um novo Venture Fund II com um volume de 150 milhões de euros para investir em modelos de negócio novos e inovadores através da participação em start-ups ou fundos de capital de risco.
Digitalização ainda mais avançada
Juntamente com a inovação e a sustentabilidade, a Henkel definiu a digitalização como uma prioridade estratégica para fortalecer a sua vantagem competitiva e fez um progresso importante em 2021. As vendas digitais aumentaram novamente numa percentagem de dois dígitos em todas as três unidades de negócio. A participação das vendas digitais ao nível do Grupo aumentou mais de 18%. A unidade digital Henkel dx, em conjunto com as três unidades de negócio, continuaram a impulsionar a transformação digital na empresa e abriram os primeiros “Centros de Inovação” em Berlim e em Xangai. Uma plataforma integrada para os negócios digitais e comércio eletrónico, desenvolvida em conjunto com a Adobe, tem com o objetivo acelerar as inovações e criar novas oportunidades de crescimento para a Henkel.