O Centro do país, o Algarve, Lisboa e o Norte são as regiões com mais cidades entre os 25 destinos mais procurados.
Figueira da Foz, Portimão, Albufeira, Quarteira e Lisboa são as cinco cidades preferidas pelos portugueses.
Finalmente, parece que os portugueses estão a sentir-se incentivados a ir de férias e são os destinos nacionais aqueles que estão a ser especialmente procurados pelos turistas, em vez dos internacionais. Em geral, durante o mês de julho há uma tendência para viajar dentro do próprio país, com deslocações a distâncias relativamente curtas e a escolher alojamentos simples que ofereçam qualidade e, é claro, segurança. O motor de busca de voos e hotéis da www.jetcost.pt verificou que as pesquisas por alojamentos para a segunda quinzena de julho triplicaram em relação à primeira, quando ainda havia alguma incerteza entre os viajantes. Quase 8 em cada dez usuários (76%) pesquisaram por destinos nacionais, contra 24% que escolheram destinos europeus. Quanto às preferências, parece que, após o confinamento, os portugueses têm desejo de sol e praia, destacando esses destinos nas suas procuras (72%) em comparação com aqueles que preferem destinos do interior (28%), salientando sete cidades na Região Centro e seis no Algarve, foram as regiões com mais cidades escolhidas, entre as 25 mais procuradas para a segunda quinzena de julho.
A Jetcost.pt analisa regularmente as pesquisas realizadas no seu site, para que assim sejam obtidos dados mais fiáveis, pois trata-se de pesquisas reais e não de sondagens. Os dados que analisam os resultados das procuras de alojamentos entre 15 e 31 de julho indicam que, além da Região Centro e do Algarve, outras regiões também foram muito procuradas, como Lisboa que possui cinco, a região Norte com quatro, a Ilha da Madeira com dois e as dos Açores com um.
As cidades portuguesas mais procuradas para a segunda quinzena de julho, foram:
1. Figueira da Foz (Centro)
2. Portimão (Algarve)
3. Albufeira (Algarve)
4. Quarteira (Algarve)
5. Lisboa (Lisboa)
6. Funchal (Ilha da Madeira)
7. Ponta Delgada (Ilha de São Miguel nos Açores)
8. Porto Santo (Ilha de Porto Santo, Madeira)
9. Nazaré (no Centro)
10. Porto (no Norte)
11. Sesimbra (Distrito de Setúbal)
12. Braga (no Norte)
13. Faro, (no Algarve)
14. Póvoa Do Varzim (no Norte)
15. Vila Real Santo Antônio (no Algarve)
16. Vila Nova de Gaia (no Norte)
17. Peniche (no Centro)
18. Torres Vedras (zona oeste, Lisboa)
19. Aveiro (no Centro)
20. Setúbal (Setúbal)
21. Mira (no Centro)
22. Tavira (no Algarve)
23. Praia da Rocha (Portimão, no Algarve)
24. Coimbra (no Centro)
25. Cascais (distrito de Lisboa)
Um porta-voz da Jetcost disse: “Aos poucos, os portugueses animam-se a viajar cada vez mais, embora ainda com cautela, pois são os destinos nacionais os mais procurados para as férias na segunda quinzena de julho, o que, por outro lado, é uma boa notícia. para o canal Horeca, agora que o turismo se apresenta como mais necessário. Tivemos um aumento em relação à primeira quinzena de julho nas procuras de 177%, um indicador de que as pessoas estão perdendo o medo inicial, ao verificarem as medidas de segurança que muitos estabelecimentos estão a implementar. Os destinos de praia são claramente os favoritos, com sete em cada dez turistas espanhóis procurando o sol, a areia e o mar em comparação com destinos do interior. A Região Centro foi uma das regiões mais procuradas, com oito cidades entre as 35 preferidas para passar esses dias de férias, seguida pela Comunidade Valenciana com sete, Algarve com seis e Lisboa com cinco. Desde a Jetcost, incentivamos todos os portugueses a desfrutar dessas tão merecidas férias, após a coragem demonstrada nos piores meses da pandemia.”