A Guess What acaba de lançar a sua reflexão do mercado de comunicação em 2021, através da perspetiva de um dos seus fundadores e dos diretores das suas áreas de atuação – saúde, institucional, lifestyle, public affairs, digital e design. O documento conta ainda com a visão de Florbela Borges, Managing Director da Multidados – the research company, empresa parceira da Guess What.
Jorge Azevedo, partner da Guess What, lembra que “2021 é uma bola de cristal ligeiramente embaciada”, mas que “devido à COVID-19 muitas empresas têm recursos limitados e por isso mesmo é importante utilizar os orçamentos disponíveis de forma eficaz. Fazer menos coisas, mas bem feitas para se obter o máximo impacto possível será o grande lema de 2021”.
As conclusões da reflexão conjunta passam por: necessidade de uma mudança de mentalidade dos consultores para acrescentarem valor aos projetos, mesmo quando o Plano A não é possível; humanizar a comunicação digital, que se tornou ainda mais central em 2020 e assim deve continuar; reforçar as suas políticas de responsabilidade social; aposta em temas e programas destinados a promover uma rápida recuperação, que são suscetíveis de dominar a conjuntura e liderar a agenda institucional para os próximos meses e anos; apostar num certo saudosismo digital que passa pelo regresso do marketing tradicional ou apostar na reinvenção, em termos de design.
Já Florbela Borges afirma que “ainda não se sabe se os consumidores serão mais ou menos fiéis às marcas, mas sabemos que os seus hábitos estão a mudar, condicionando essa mesma fidelização. A nossa função como profissionais de research está em identificar, conhecer e enumerar essas mesmas mudanças, para o bem do mercado e das organizações”.