Reconhecida pelo design e manufatura icónica, a Panerai, marca de relógios de luxo florentina, anuncia a decisão favorável do tribunal contra terceiros que estavam a produzir e distribuir relógios Panerai falsificados. A decisão do tribunal a favor da Panerai é ilustrativa do esforço consistente para proteger a propriedade intelectual de seus relógios, bem como para apoiar a equidade da Marca.
A decisão do tribunal estabelece um precedente para proteger as coleções icónicas da Panerai no futuro, permitindo à Marca aprofundar o seu compromisso em atuar contra infractores globalmente.
A Panerai processou a Awsky, a empresa e o proprietário, por produção e distribuição de cópias não autorizadas dos relógios da Marca.
A decisão proferida pelo tribunal em Shenzhen, China, – Guangdong Shenzhen Luohu District People’s Court – em 12 de outubro de 2019 e confirmada como definitiva em 13 de abril de 2020, foi a última etapa de um processo iniciado em 2016, quando a Panerai tomou medidas legais contra Awsky pela primeira vez. A Awsky inicialmente concordou interromper a infração, o assunto foi resolvido, no entanto, mais tarde a Awsky quebrou o acordo e forçou Panerai a agir novamente. O tribunal ordenou que os réus cessem as vendas de relógios imediatamente. Estes também são obrigados a indemnizar Panerai por lesarem a marca.

“Como muitas marcas de sucesso, a Panerai às vezes depara-se com empresas e indivíduos sem escrúpulos que exploram ilegal e injustamente a nossa forte reputação copiando os nossos relógios. Na Panerai, os nossos produtos são os nossos heróis e a defesa de nossos clientes fiéis, o valor da marca e os ativos intangíveis, como o design, são de suma importância. A Panerai possui uma estratégia ativa e duradoura para proteção dos direitos de propriedade intelectual em todo o mundo e possui os recursos e a experiência para os afirmar contra os infratores. Fazemos isso com frequência e consistência, monitorizando os infratores online e offline, investigando-os e tomando medidas decisivas em todo o mundo. A nossa abordagem compensa, como confirma este processo contra a Awsky”, afirma o CEO da Panerai, Jean-Marc Pontroué.
A Awsky era um alvo significativo: venderam 48 modelos diferentes parecidos com os relógios Panerai em pelo menos 16 lojas online e tiveram investimentos significativos para promover seus produtos.
“Nesse caso particular, pudemos usar marcas registradas em 3D para proteger o design de nossos produtos para obter uma decisão judicial favorável contra a Awsky. Estamos muito felizes com o resultado e usaremos esse precedente para intensificar ainda mais os nossos esforços contra infratores que não serão tolerados” acrescenta o CEO da Panerai.
Integrando o grupo Richemont, a Panerai é bem conhecida pelo design icónico e detalhes distintos dos seus relógios – uma grande caixa com forma almofadada, números e índices luminescentes, o uso de discos sobrepostos no mostrador para uma impressionante visibilidade subaquática, a patente para a ponte de proteção da coroa que nasceu originalmente para atender às necessidades da Marinha Italiana.