Por: João Paulo Rodrigues
Uma vez, no final de um programa da TVI em que eu estava a trabalhar, um miúdo de 15 ou 16 anos veio ter comigo e disse-me: “Ajudaste-me a que eu ficasse vivo. Já tinha desistido da vida e foi o teu programa que me fez encontrar novamente com a vida.” Isto marcou a minha vida e, por isso, continuo a fazer humor com a consciência de que ajudo as pessoas a terem uma vida mais leve.
Constato que o humor ajuda a suportar melhor as coisas da vida e a encarar as adversidades de forma descomplicada. Os portugueses são bons na arte do desenrascar, mas complicam noutras áreas. Ao mudar a forma de ver e de aceitar a realidade, o humor torna-se um descomplicador e isso ajuda a encontrar novas respostas. O humor é uma espécie de higiene mental e de “terapia” porque nos permite esquecer as complicações no imediato. Sei que através do humor fico bem comigo e gosto de fazer com que os outros também olhem para o lado melhor das coisas.
Desde muito pequeno que gosto de me diferenciar através do humor e hoje sei que o sentido de humor se aprende e se treina. As crianças com humor estão mais preparadas para a vida, pois as pessoas que só veem problemas vão ter mais dificuldade em ultrapassar obstáculos. Quem não sabe rir não consegue fazer os outros felizes.
Os pais devem ajudar as crianças a crescer vendo a parte positiva da vida porque assim ficam muito mais bem preparadas para enfrentarem os desafios e alcançarem o sucesso.
Hoje ensino a arte do humor às minhas filhas. A mais velha já é conhecida na escola pelo seu sentido de humor. Acho que os professores deviam saber ensinar a importância do humor para a vida e a forma de o utilizar. Devia ser obrigatório existir na escola a disciplina de Humor.
Ter sentido de humor também é uma demonstração de inteligência, mas é preciso ser-se inteligente para se perceber as vantagens do sentido do humor.
Rirmo-nos de nos próprios é uma atitude inteligente: Faz bem à alma, ajuda-nos a olhar para a realidade para além do que… e contribui para vivermos muito melhor. Também não devemos esquecer que as mulheres gostam de homens com mãos bonitas e… com sentido de humor!
Os portugueses gostam de programas de humor e temos muito bons humoristas em Portugal. Apesar dos canais generalistas de TV não passarem muitos programas de humor, com recurso às tecnologias qualquer um pode facilmente encontrar programas de humor.
Quem usa a palavra para influenciar as pessoas, deve ter a consciência de que através do humor as pessoas baixam as guardas, facilitando a passagem da mensagem. Não é por acaso que hoje as empresas animam os seus eventos com palestras motivacionais recorrendo ao humor. O humor aproxima e ajuda a descruzar os braços. O humor é coisa séria!
O humor ajuda-nos na vida, na saúde, no trabalho e nas relações com a família. Humor para mim também é Amor!

