Por: Davide Silva, Diretor de Marketing da Go4Mobility
O mundo está a viver uma situação devastadora com a evolução do Covid-19. Esta pandemia, que alterou o quotidiano das pessoas, está a introduzir grandes mudanças nos seus hábitos de consumo, nomeadamente de conteúdos, em que atualmente existe um maior esforço para que outras formas de informação e entretenimento possam chegar à casa das pessoas, para que mantenham o isolamento social.
Se antes a instalação de aplicações ou a compra de serviços através dos nossos dispositivos móveis já implicavam vários cuidados, em contexto de crise muito mais há a fazer.
Devido ao aparecimento de inúmeras novas formas de pagamento através do telemóvel, entre elas o WAP Billing – mecanismo que permite aos consumidores adquirir conteúdos que são cobrados diretamente na fatura do operador de telecomunicações ou descontados no saldo do telemóvel – assiste-se a um aumento considerável de consumo de conteúdos digitais de entretenimento, aumentando a vulnerabilidade a que o utilizador está sujeito, apanhando desprevenida uma área que rapidamente ficou exposta a situações fraudulentas na hora do pagamento.
Numa altura em que muitas pessoas estão numa situação de isolamento social, a oferta de conteúdos e dos respetivos meios de pagamento, deve ter por base a garantia da segurança para todos os envolvidos neste processo, desde os proprietários de conteúdos, passando pelas operadoras móveis até chegar aos clientes. Isto para que ninguém venha a sair penalizado por situações relacionadas com furtos de identidade, vírus ou utilização de métodos tecnológicos que levem a revelar dados pessoais e/ou confidenciais (Phishing).
Hoje, o investimento em tecnologia de combate à fraude cibernética e as parcerias com empresas especialistas nesta área, em que o objetivo é de “proteger” a segurança do utilizador da internet e fornecer um serviço de excelência aos consumidores de conteúdos/bens digitais, já permitem detetar 99% das situações de fraude, como é o caso da Go4Mobility que já consegue garantir a segurança para todos os que usufruem de serviços Wap Billing.
Mas há muito que ainda podemos fazer enquanto marcas e consumidores. Enquanto utilizadores também temos um papel fundamental a desempenhar, informando-nos sempre o mais possível sobre os “produtos” que estamos a adquirir e que queremos instalar nos nossos telemóveis ou noutros aparelhos.
Ao reforçar a segurança, certamente que todos estaremos a contribuir para que uma das áreas com maior futuro e potencial de crescimento possa evoluir da forma mais saudável e credível.