Por: Miguel Figueiredo
Muito se tem falado de realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial, como as grandes tendências que irão dominar este setor. No entanto, as tecnologias que as suportam, bem como o desenho de experiências que acrescentem de facto valor aos consumidores, estão ainda um pouco longe da sua materialização, pelo que creio que em 2018 se vai continuar a falar muito sobre elas, mas a ver pouca coisa a acontecer.
A minha crença é de que 2018 vai ser um ano dominado por muitas e pequenas inovações, que irão melhorar a experiência de compra online. Destaco cinco:
1. Utilização de animações (motion): vamos assistir ao regresso das animações aos sites de ecommerce, com um twist que vai fazer a diferença: animações concebidas para ajudar o utilizador a melhor compreender a navegação e processo de compra no site. Animações suaves no local e momento certo, utilizadas para conduzir o utilizador através do processo de compra. Surgem os primeiros softwares que facilitam a sua criação, como o spiritapp.io.
2. Social Shopping: num processo de compra começar-se-á por se ver uma fotografia de alguém a quem estamos ligado, a usar algo que gostaríamos de ter. Hoje já existem vários softwares que permitem com um toque no sítio certo da imagem, ir para a loja onde podemos comprar esse artigo e ajudarmos os nossos amigos e conhecidos a ganharem comissões sobre as nossas compras. É muito provável que este seja o futuro próximo do Instagram.
3. Melhores fotografias e vídeos: É inegável o poder de bons vídeos e imagens na concretização de vendas. Que o diga o Airbnb. Em 2018 plataformas fornecedoras destes serviços vão brilhar. Destaco a portuguesa ahamovies.com.
4. Automation: algoritmos para ajudar os retalhistas a perderem o mínimo tempo possível em tarefas rotineiras, podendo focar o seu tempo naquilo que acrescenta valor. Será um percursor da utilização de inteligência artificial.
5. Checkouts mais rápidos: graças ao fim da patente da Amazon sobre o ”1-click payment”, será natural mais sites possibilitarem compras rápidas e seguras.