s conhecimentos em tecnologia têm adquirido crescente importância em vários setores de atividade, sendo fundamentais para impulsionar a transição digital das organizações. Neste âmbito, a empresa de talento tecnológico Code for All_ estabeleceu uma parceria com a MC, empresa do grupo Sonae e líder em retalho alimentar, para lançar o Reboot MC, um programa pioneiro no mercado nacional cujo objetivo é proporcionar oportunidades de reskilling e upskilling aos colaboradores na área da programação.
Procurando reforçar a sua estratégia de desenvolvimento, a MC juntou-se à Code for All_ para aplicar a metodologia de ensino tecnológico personalizado ao potencializar das competências de todos os seus colaboradores. Do retalho à logística e estruturas centrais da empresa, o Reboot MC foi concebido para fomentar o auto desenvolvimento e aprendizagem contínua dos profissionais da empresa, preparando-os para enfrentarem os desafios tecnológicos da atualidade. Foi inicialmente selecionado um grupo para realizar o programa de forma obrigatória, no entanto, 61% dos colaboradores não inscritos nesta fase, dos 25 aos 60 anos, também se voluntariaram para participar no mesmo. Adicionalmente, 59% do total de participantes são mulheres, o que também reflete a diversidade captada pela iniciativa.
A Code for All_ está a realizar um serviço de formação interna para a MC que começa pela identificação das necessidades tecnológicas da empresa e avaliação da aptidão dos seus colaboradores de se tornarem programadores. Depois destas análises, serão criados programas de treino personalizados, ou bootcamps, com o objetivo de complementar as estruturas tecnológicas da empresa e alavancar das competências dos indivíduos. A instituição de educação digital possui uma metodologia única e proprietária para a avaliação de capacidades de aprendizagem da programação, que após o processo de seleção é efetuada através de uma plataforma de ensino acessível e intuitiva.
João Magalhães, CEO da Code for All_, realça “Ao longo do caminho que fizemos desde 2015, na área da educação tecnológica, fomos denotando que muitas organizações procuravam soluções para satisfazer a sua necessidade crescente de talento ou conhecimento tecnológico. Foi neste sentido que começámos a criar parcerias com empresas para podermos corresponder a esta lacuna, não só com o propósito de dar-lhes acesso a uma nova pool de profissionais formados por nós, mas também para lhes dar a possibilidade de oferecer aos seus colaboradores novas skills de forma a reaproveitarem e alavancarem o seu talento. A adesão e os resultados do projeto pioneiro em Portugal Reboot MC são provas que este é um modelo de sucesso”.
Catarina Fernandes, Area Leader – Learning, Develop. & Inclusion da MC, sublinha “A MC tem procurado sempre responder a antecipar novas tendências. Naturalmente que quando começámos a desenhar a estratégia de upskilling e reskilling a programação surge, em primeiro lugar como uma competência inultrapassável e como um aliado para enfrentar desafios e oportunidades digitais. Para além disso é uma competência que para além do seu elevado valor intrínseco, funciona também como auxiliar e potenciador de outras competências, estimulando o pensamento lógico, resolução de problemas e uma maior produtividade. O investimento na Programação demonstra o compromisso da MC com a formação contínua, fortalecendo a cultura de aprendizagem dentro da organização e impulsionando o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.”
Para além do fornecimento de soluções de formação interna para as empresas, a Code for All_ também disponibiliza parcerias corporativas para contratação tecnológica de profissionais formados nos seus bootcamps intensivos de programação, que foram destacados a nível europeu pela sua qualidade de ensino. A oferta formativa da instituição também se expandiu recentemente com novos cursos de iniciação e especialização, de forma a abranger pessoas com todos os níveis de conhecimento tecnológico.

