Todos os segmentos de mercado com um contributo positivo.
- Receitas Líquidas de 47.200 milhões de euros, superior em 14% face ao 1º Trimestre de 2022, principalmente devido a um maior volume de entregas e a uma forte política de net pricing.
- Volume consolidado de entregas (1) de 1.476.000 unidades, mais 7% do que no trimestre homólogo de 2022, principalmente devido a melhorias nas entregas de encomendas de semicondutores.
- Inventário total de novos veículos de 1.302.000 unidades a 31 de março de 2023, refletindo um regresso aos níveis normais de inventário; inclui inventário da empresa de 384.000 unidades.
- Dividendo ordinário de 1,34 euros por ação aprovado na Reunião da Assembleia Geral a ser pago aos acionistas a 4 de maio de 2023.
- Iniciado buyback de stock no valor de 1,5 mil milhões de euros, com uma primeira tranche de 500 milhões de euros a completar em junho de 2023.
- Vendas de BEV a nível mundial cresceram 22% vs 1º Trimestre de 2022; um desenvolvimento que irá continuar com o lançamento de 9 novas propostas BEV em 2023.
A Stellantis mantém-se concentrada na execução dos 3 pilares definidos no plano estratégico “Dare Forward 2030”:
Care: A Stellantis enfatizou o seu compromisso para com a igualdade de género a nível global através da adoção dos “Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas”. Na rota para a neutralidade carbónica, a empresa assinou um termo de compromisso com a Vulcan para desenvolver novos projetos geotérmicos, destinados a descarbonizar a produção energética inerente à unidade industrial de Rüsselsheim, na Alemanha.
Tech: A Stellantis manteve um ritmo acelerado na transformação da eletrificação. Foram anunciados investimentos de produção em Mangualde (Portugal), Eisenach (Alemanha), Cassino (Itália) e Kokomo, Indiana (EUA). Continuando a construir a sua rede de parcerias para garantir o fornecimento de materiais essenciais para baterias, a empresa assinou acordos estratégicos com a McEwen Copper, Terrafame Ltd. e Element 25. A Stellantis também expandiu a sua rede de desenvolvimento e engenharia de software para oito centros, com uma nova operação em Gliwice, na Polónia.
Value: A Stellantis tomou várias medidas para apoiar o seu crescimento na região do Médio Oriente e África, incluindo a assinatura de um acordo-quadro com as autoridades sul-africanas para desenvolver uma unidade de produção, a celebração de um acordo com a Koç Holding para expandir, ainda mais, a joint-venture Tofaş já existente na Turquia, tendo feito, na Argélia, o lançamento da marca FIAT, planeando um total de seis modelos no mercado. Na Europa, a implementação do Novo Modelo de Retalho irá arrancar em meados de 2023 nos países-piloto, na sequência de um acordo com as associações de concessionários europeus.

