O Aceler@Tech in Portugal, programa organizado pela Acredita Portugal com o apoio do Turismo de Portugal para potenciar a inovação no Turismo e atrair investimento para Portugal, já tem finalistas. Primeira fase de aceleração do programa capacitou empresas para implementação dos projetos.
O Aceler@Tech in Portugal já tem finalistas. Desde visitas virtuais com imersão em 3D a bilhética para eventos assente em tecnologia blockchain ou experimentação global através da cultura gastronómica, os projetos finalistas desta iniciativa – que vai atribuir mais de 20.000€ em prémios financeiros aos projetos vencedores – prometem inovar este setor vital para a economia do país.
Durante a primeira fase de aceleração do programa internacional organizado pela Acredita Portugal, com o apoio do Turismo de Portugal no âmbito do Programa FIT, as equipas estruturaram o seu modelo de negócio e aspetos da sua empresa. A grande maioria dos participantes – 64.71% – consideraram este processo útil e 84,71% dizem estar mais preparados para trazer o seu projeto para Portugal. 86,9% recomendam o programa de aceleração a outras startups.
O Acelera@Tech tem como objetivo atrair para Portugal a melhor inovação ligada ao Turismo, contribuindo para o aumento da competitividade e inovação do setor. A primeira edição do programa contou com três centenas de candidaturas oriundas de todo o mundo. A maior parte dos projetos candidatos são europeus, mas estão representados todos os continentes, e, para além de Portugal, os principais países inscritos foram o Brasil, EUA, Índia, Singapura, Paquistão, Grécia, Alemanha e Espanha.
Os 20 finalistas, agora anunciados, transitam para uma segunda fase de aceleração, na qual irão ser postos em contacto com diversos mentores com experiência no desenvolvimento de negócio e/ou na área do Turismo, investidores nacionais, empresas portuguesas líderes do setor com quem poderão desenvolver pilotos e startups portuguesas ligadas ao Turismo com quem poderão explorar sinergias.
O objetivo do Acelera@Tech é criar e desenvolver novos negócios baseados em ideias inovadoras e disruptivas no setor do Turismo, apoiando o desenvolvimento de projetos que contribuam para a sustentabilidade económica, social e ambiental e agregando tecnologias e métodos disruptivos que ajudem as empresas a passar dos modelos operacionais tradicionais para tecnologias avançadas e processos mais eficientes.
Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal, explica a relevância do programa já que “um Turismo competitivo e inovador é essencial para manter o posicionamento de Portugal enquanto player mundial no setor e conseguir ultrapassar os desafios atuais. Programas como o Aceler@Tech permitem estimular a inovação das nossas startups, identificar o que de melhor se faz neste contexto e promover a sua implementação nas empresas portuguesas, criando melhorias que tornem o Turismo nacional uma referência à escala global”.
Inovar para recuperar
O programa visa ainda ajudar as startups a adquirirem conhecimentos, redes e apoios especializados para transformar e integrar a sua ideia nos ecossistemas digitais portugueses e europeus; destacar soluções de promoção e desenvolvimento de produtos e recursos locais com origem em zonas rurais; e apresentar soluções inovadoras para a recuperação do setor do Turismo.
A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que tinha marcado presença na sessão de abertura do Aceler@Tech, afirmou que no objetivo de posicionar Portugal na liderança mundial do Turismo, a “intervenção do Turismo de Portugal faz-se também através da parceria desenvolvida com intervenientes responsáveis por organizar programas de aceleração – como a Acredita Portugal, universidades e investidores, que tornam possível identificar boas ideias e criar um ecossistema dinâmico no setor do Turismo.”
Gaia é a cidade host da iniciativa, tendo o Município já demonstrado a disponibilidade para receber localmente os melhores projetos internacionais, através das incubadoras promovidas em parceria com a Acredita Portugal.
Anteriormente, a iniciativa integrou diversos webinars de promoção da oportunidade que Portugal representa para projetos ligados ao Turismo e as razões para um projeto internacional nesta área se dever lançar no país, nomeadamente Investimento, Turismo e Vinhos, Hotelaria e Serviços de apoio ao Turismo, Diversidade das Regiões, Turismo de Saúde e Natureza e Apoios, financiamento e entrada na Europa.
Projetos Finalistas
- Ancient Worlds (https://www.lithodomosvr.com/)
- A.M Blockchain Ticketing (https://www.bam.fan/)
- Eddy Travels (https://www.eddytravels.com/)
- Food’n Road (https://foodandroad.com/pt-br/)
- Holedo (https://www.holedo.com/)
- Hop A Tour LTD (https://hopatour.com/)
- Insurion (https://www.eng.insurion.org/)
- IVI (http://www.infinito.solutions/)
- Local Purse (https://www.localpurse.com/)
- Look@ (https://www.lookat.hr/)
- MICEtribe (https://micetribe.com/landing/)
- Play&go experience (https://playgoxp.com/)
- Shuttle Planet (https://www.shuttleplanet.com/#en)
- SmartGuide (https://smart-guide.org/)
- The VR Voyage (https://thevrvoyage.com/)
- Valpas (https://valpashotels.com/)
- Victoury (https://victoury.be/)
- Visitantes Volte (https://www.chillwall.ai/)
- WeBee (https://www.getwebee.com/)
- Wheel The World (https://gowheeltheworld.com/)
Toda a informação está disponível em https://www.aceleratechinportugal.com/, o website oficial da iniciativa.