A multinacional Stratesys encerrou o ano de 2022 com uma equipa de 60 profissionais em Portugal, o que representa um crescimento de 100% na dimensão da sua equipa relativamente ao ano anterior, e acima das previsões da tecnológica. Com uma faturação de 91,5 milhões de euros e uma melhoria de 27% nos resultados a nível global, a Stratesys continua a apostar na captação de novos talentos e na criação de emprego de qualidade, atingindo, em 2022, os 1500 colaboradores, mais 25% do que em 2021.
Com os resultados de 2022, este é o melhor ano da Stratesys. Em Portugal, colaborou com mais de 35 empresas nacionais e, também, internacionais, pertencentes a sectores de atividade como Retail, Construção, Indústria, Telco, Indústria Química e Farmacêutica.
Em 2023 a multinacional prevê dar continuidade ao seu plano estratégico de negócio, com o objetivo de finalizar o exercício superando os 100 milhões de euros a nível global, e continuar a apostar no crescimento da equipa em Portugal, que deverá ultrapassar as 80 pessoas.
Para Tiago Miguel Duarte, recentemente nomeado partner da Stratesys, “este crescimento reflete a nossa aposta na internacionalização e Portugal tem sido um país com grande destaque nesta estratégia. As características dos profissionais portugueses têm sido uma mais valia para o desenvolvimento de projetos internacionais pelas suas fortes competências técnicas, capacidade de adaptação aos desafíos internacionais e facilidade de aquisição de otros idiomas.”
A Stratesys continuará a potenciar a sua equipa de profissionais especialistas em tecnologia, assim como a aposta em talento junior. Em 2022, a multinacional lançou em Portugal a sua primeira ‘Stratesys Academy’, uma plataforma de Young Talent, através da qual formou e incorporou recém licenciados na empresa. Esta iniciativa, com um investimento de 150 mil euros em territorio nacional, oferece a oportunidade a estes novos talentos de iniciarem a sua carreira profissional no mundo da inovação tecnológica.
Na sequência desta aposta, a multinacional estabeleceu, ainda, um protocolo com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia que visa aproximar a formação académica da experiência profissional, colaborando com equipas especialistas em projetos e desafios reais do mercado de trabalho.
Presença e expansão internacional
A Stratesys tem actualmente uma presença crescente na Europa e no continente Americano, onde continua a consolidar o seu papel como fornecedor de IT, com uma visão de hub tecnológico entre os dois continentes. Este posicionamento impulsou o crescimento da multinacional em 2022.
Em 2023, a Stratesys prevê que o seu volume de negócio internacional continue a crescer e pretende cimentar a sua presença na América Latina e, também, na Europa, em países como Portugal, Alemanha e Reino Unido, onde já conta com sedes da empresa.
25 anos a transformar negócios
A Stratesys celebrou 25 anos em 2022 com “um exercício excepcional que fechou com os melhores resultados da empresa até à data”, afirma Ramón Montane, CEO e cofundador da tecnológica.
Estes resultados são o culminar de uma trajetória de 25 anos de trabalho com muitas empresas de diferentes setores e com diferentes perfis de gestão (finanças, logística, comercial, IT, sustentabilidade, etc), apoiando estes negócios nos seus programas de transformação tecnológica com soluções de IT em plataformas de softwares líderes no mercado como SAP, OpenText, Microsoft ou Salesforce.
Aposta na inovação tecnológica
Durante 2023, a consultora pretende continuar a potenciar e ampliar o seu portfolio de tecnologias de alta procura e projeção no mercado, tais como inteligência artificial, cibersegurança, automatização de processos, e-commerce ou soluções IT para a medição do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tecnologias da maior relevância e que estão na agenda das equipas de direção, C-Level.