Os empregadores portugueses planeiam aumentar os seus orçamentos para suportar subidas salariais de 4% em 2023, à medida que tentam atrair e reter pessoal num contexto de inflação elevada e de um mercado de trabalho desafiador, de acordo com o último Salary Budget Planning Report da WTW, uma empresa líder mundial de consultoria, corretagem e soluções.
O relatório, que contou com a participação de 403 organizações em Portugal, concluiu que o aumento esperado nos salários para 2023 é superior ao aumento médio de 3,2% dos orçamentos salariais atribuído em 2022. Metade (51%) das empresas afirmou que o seu orçamento salarial é agora mais elevado do que esperavam que seria.
Os empregadores estão a aumentar os orçamentos salariais por três razões chave: 86% afirmam que estão preocupados com a inflação, 44% que estão a responder a um mercado de trabalho mais exigente, e 30% que querem melhorar a retenção do pessoal existente.
Sandra Bento, Associate Director da WTW Portugal, afirma que “os empregadores enfrentam escolhas difíceis numa altura em que tentam controlar os custos num clima económico difícil, mas também lutam para manter os seus níveis salariais atrativos. A pressão da inflação e um mercado de trabalho competitivo estão a forçar muitos a aumentar os seus orçamentos salariais, de modo a poderem reter e atrair os melhores profissionais. As organizações que tiverem sucesso terão uma estratégia de recompensas mais clara e uma compreensão do que os funcionários realmente procuram”.