A Axians e o PO SEUR juntaram-se para desenvolver uma abordagem inovadora e diferenciadora para a divulgação de projetos cofinanciados na área dos fundos comunitários através de uma visita virtual à Barragem da Calheta, na ilha da Madeira.
De forma a dar a conhecer o projeto junto da população, o PO SEUR desafiou a Axians para o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica diferenciadora e inovadora que possibilitasse ao cidadão interagir com este projeto cofinanciado. A visita virtual gera interesse imediato do público e permite, de uma forma lúdica, dar a conhecer a obra de ampliação e transformação do aproveitamento hidroelétrico da Calheta, entre 2016 e 2021.
“Com a Axians, tivemos um parceiro que foi ao encontro das nossas expetativas e concretizou o projeto em tempo recorde: agarrou a ideia, adaptou-a a este tipo de tecnologia e apresentou um resultado bastante positivo” afirma Paulo Silva, do PO SEUR reforçando a ideia de que o desenvolvimento deste projeto é “um exemplo para a Europa. Que tenhamos conhecimento, é a primeira vez, na área dos fundos comunitários, que um projeto foi divulgado com esta tecnologia imersiva”.
Com uma equipa multidisciplinar, a Axians desenvolveu uma história visual apelativa através de uma visita imersiva e atrativa que segue o fluxo da água desde a nascente até ser transformada na eletricidade que abastece a população madeirense. De grandes dimensões e disperso geograficamente, o aproveitamento hidroelétrico reúne as condições certas para poder ser trabalhado do ponto de vista de uma visita virtual à Barragem da Calheta através do PC ou de smartphone aqui.
Pedro Valente, Manager Consulting Services na Axians realça a postura inovadora do PO SEUR em todo o processo e afirma “ficámos muito orgulhosos do resultado final: qualquer pessoa que vê o vídeo e faz a visita virtual percebe o que foi construído, como funciona e o impacto que isso tem para as pessoas, para a economia, para a ilha da Madeira”.
Mais do que uma visita, o sucesso do projeto marca um momento de viragem na forma como são divulgados os projetos cofinanciados pelo PO SEUR, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo de Coesão.